A cotação do dólar hoje opera a última sessão da semana em disparada, com alta de 1,57%, a R$ 5,7815, às 14h30. A demora da apresentação do pacote de cortes de gastos pelo Executivo frustra as expectativas do mercado, que ainda foi surpreendido por um dado de inflação mais alto do que o esperado.
Leia também
O governo federal está reunido em Brasília com ministros para decidir quais serão as medidas de ajuste fiscal. Mas, como o Executivo quer apresentar as propostas ao Congresso antes de anunciá-las oficialmente, a possibilidade do mercado só conhecer o pacote na próxima semana aumentou. Também faz peso no câmbio a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de outubro, com alta de 0,56% ante setembro.
Lá fora, também joga contra o real a aparente decepção do mercado com as medidas fiscais anunciadas na China. O governo chinês elevou o teto das dívidas de governos locais em 6 trilhões de yuans, algo perto de US$ 840 bilhões. Ainda assim, o preço do minério de ferro caiu 1,65% em Dalian.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos