Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: Banco Central entra em cena novamente

A operação possui validade apenas para o pregão desta quarta-feira (13)

Painel do Ibovespa. (Fonte: Adobe Stock)
Painel do Ibovespa. (Fonte: Adobe Stock)

Antes do dado da inflação americana, as principais bolsas europeias e os índices futuros de Nova York operam sem tendência clara, à medida que aumentam as expectativas de que as tarifas propostas pelo presidente eleito Donald Trump possam reacender os aumentos de preços –e reduzir o ímpeto do afrouxamento monetário iniciado recentemente pelo Federal Reserve (Fed). De fato, com a expectativa de que a nova administração dos Estados Unidos adote políticas inflacionárias, a maior parte dos investidores agora precifica menos cortes de juros no próximo ano.

Em outros mercados, o dólar opera estável, os rendimento dos títulos de renda fixa americanos (Treasuries) recuam, os contratos futuros do petróleo sobem e os preços futuros do minério de ferro caíram 0,20% na madrugada em Dalian, cotados ao equivalente à US$ 105,41 por tonelada.

Por aqui, aparentemente, nada muda: os investidores seguem de olho no andamento das negociações do pacote de corte de gastos do Governo. Há um novo ponto local, porém, que é a realização dos leilões de linha (venda de dólar com recompra futura pelo Banco Central) de até US$ 4 bilhões, já que a autoridade monetária, provavelmente, identificou redução da liquidez e necessidade de prover moeda para operações típicas de fim de ano, como remessas de dividendos pelas empresas com matriz no exterior –e isso deve ajudar a reduzir um pouco da pressão sobre o câmbio e as taxas de juros futuros.

Agenda econômica

Brasil

O volume de serviços em setembro será divulgado logo cedo (9h). Alguns diretores do Banco Central participam de eventos: o diretor de Fiscalização, Ailton De Aquino Santos (9h), e o diretor de Política Monetária e futuro presidente, Gabriel Galípolo (17h).Além disso, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se com o presidente do Senado (9h) e com o Ministro da Defesa, José Múcio (15h).

EUA

Destaque para os dados de inflação ao consumidor (CPI) em outubro, logo cedo (10h30), e para as falas dos dirigentes do Fed: Lorie Logan, de Dallas (11h45), Alberto Musalem, de St. Louis (14h) e Jeffrey Schmid, de Kansas City (14h30)

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?

Publicidade

Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail