A XP Investimentos aumentou de R$ 42 para R$ 43 o preço-alvo das ações PN do Itaú Unibanco (ITUB4), e manteve recomendação de compra para os papéis. O novo preço está 25,4% acima do fechamento da última segunda-feira (18), e reflete um ajuste de expectativas dos analistas para os resultados do banco.
Bernardo Guttmann, Matheus Guimarães e Rafael Nobre incorporaram ao modelo a expectativa de um retorno sobre o patrimônio líquido (ROE, na sigla em inglês) acima do esperado, o bom histórico de modelagem de crédito e a expectativa de aumento da distribuição de proventos de 70% para 75% do resultado.
No entanto, também levaram em conta uma piora no cenário macroeconômico no ano que vem, que deve desacelerar o crescimento da carteira de crédito do banco. Ainda assim, o Itaú deve crescer acima dos pares devido a diferenciais competitivos.
“Nossas estimativas não levam em conta nenhuma melhoria significativa nos números vinda do lançamento dos superapps do Itaú, para pessoas físicas e para pequenas e médias empresas, e que vemos como potenciais altas para nossas estimativas”, afirmam os analistas, em relatório enviado a clientes.
A ação do banco continua sendo a principal escolha (top pick) da XP no setor. “Embora os múltiplos do Itaú estejam acima da média dos bancos incumbentes, vemos o prêmio como justificado, dado que o banco teve desempenhos consistentemente acima dos pares, e não acreditamos que haja razões para acreditar que isso mudará de forma considerável no futuro próximo.”