Publicidade

Mercado

Morre Raymundo Magliano Filho, ex-presidente da Bovespa

Veja a última entrevista do empresário que deixou um grande legado para o mercado de ações

Morre Raymundo Magliano Filho, ex-presidente da Bovespa
Raymundo Magliano Filho, ex-presidente da B3, na Bovespa em 2007 - Foto: Divulgação/Magliano

Raymundo Magliano Filho, ex-presidente da Bolsa de Valores de São Paulo, faleceu nesta segunda-feira (11), aos 78 anos, vítima do coronavírus. Segundo informações do Estadão/Broadcast, o empresário lutava contra a covid-19 desde novembro.

Como presidente da Bovespa no período de 2001 a 2008, Magliano Filho foi um dos primeiros a levantar as bandeiras da educação financeira e apresentar uma ideia audaciosa: popularizar a Bolsa de valores.

Nos anos do seu mandato, ele criou o programa o “Bovespa vai até você”, iniciativa que levava profissionais da Bolsa por meio do ‘Bovmóvel’ para todos os cantos do País para tirar dúvidas sobre o mercado de capitais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Quando começamos, muitos corretores criticavam e não queriam que a Bolsa deixasse de ser elitista para ser popular. Rompemos com essa estrutura”, disse em entrevista ao E-Investidor, em agosto do ano passado.

Através da parceria com figuras como o ‘Paulinho da Força’ e Gilberto Nirvana, ex-superintendente da Bovespa, Magliano Filho levou educação financeira para trabalhadores de sindicatos e moradores de regiões periféricas, além de ajudar na entrada das mulheres no mundo dos investimentos. “As mulheres são muito eficientes, têm a racionalidade e o sentido profundo das coisas”, afirmou.

Em uma nota de pesar encaminhada à imprensa, a B3 lamentou a morte do empresário. “Perdemos hoje um dos nossos fundadores, um dos pioneiros do mercado de capitais e uma das pessoas que mais incansavelmente nos ajudaram a transformar, inovar e nunca perder o espírito de quem aprende”, diz o comunicado.

Veja, aqui, a história da Bolsa na visão de Magliano, em sua última entrevista.

Quem foi Magliano Filho

Paulista, Magliano Filho nasceu no dia 12 de junho de 1942 e era graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde muito cedo atuou no mercado financeiro e liderou a Magliano S.A Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários, corretora registrada com o número 0001 na bolsa brasileira, antes de assumir a Bovespa.

Publicidade

Magliano Filho também é autor dos livros “Por uma Bolsa Democrática” e “Um caminho para o Brasil a reciprocidade entre sociedade civil e instituições” e fundou o Instituto Norberto Bobbio para pesquisar e divulgar o legado do pensador italiano no Brasil.

“Ele plantou a semente da democratização e do acesso à bolsa e não há orgulho maior para nós do que ajudar a colher esses frutos”, diz o CEO da B3, Gilson Finkelsztain.

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>