• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Mercado financeiro hoje: pacote fiscal de Haddad chega ao parlamento em dia de ata do Fed como destaque; confira mais outros 2 assuntos que acendem o alerta do investidor

Cautela no exterior pode conter ânimos nos ativos locais. Veja o panorama das bolsas nesta quarta-feira (27)

Por Luciana Xavier, Silvana Rocha e Camilly Rosaboni

27/11/2024 | 9:13 Atualização: 27/11/2024 | 9:15

(Foto: Adobe Stock)
(Foto: Adobe Stock)

A agenda econômica desta quarta-feira (26) traz a segunda leitura do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre e o índice de preços de gastos com consumo (PCE) de outubro – a métrica de inflação preferida do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), às vésperas do feriado de Ação de Graças nos EUA. No Brasil, com a iminência do anúncio do pacote de corte de gastos, o mercado financeiro hoje foca em reunião do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e líderes.

Leia mais:
  • Mercado financeiro hoje: Carrefour anuncia R$ 1,5 bi em títulos em meio à polêmica de boicote da carne e Tenda recebe recomendação que pode mexer com ações
  • 10 empresas atingem recorde histórico de dividendos
  • O escolhido de Trump faturou bilhões com essas apostas em Wall Street
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ainda na agenda econômica hoje, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e o diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, participam de encerramento do G20 TechSprint 2024 (competição para estimular o desenvolvimento das finanças sustentáveis), além do Fórum Anual Drex. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de outubro também serão monitorados.

O diretor de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos do Banco Central, Paulo Picchetti, participa de evento organizado pela instituição. O secretário Guilherme Mello abre cerimônia de 32 anos da Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Fazenda.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No exterior, também serão conhecidos encomendas de bens duráveis e pedidos semana de auxílio-desemprego. Na Alemanha, os economistas-chefes do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane, e do BoE, Huw Pill, discursam em conferência à tarde.

Confira os 4 assuntos mais importantes do mercado financeiro hoje

Bolsas internacionais

A Bolsa de Hong Kong e os mercados da China subiram, após queda menor que a esperada do lucro industrial chinês em outubro, num sinal de que os estímulos governamentais recentes começam a ter efeito na economia. Há temores sobre eventual expansão de prometidas tarifas protecionistas pelo presidente eleito americano Donald Trump para as montadoras estrangeiras, além de México, Canadá e China.

As bolsas europeias caem com temor sobre economias locais. A bolsa de Paris perde mais de 1%, refletindo a fraqueza dos papéis do setor financeiro, tecnológico e de luxo. O diferencial entre a taxa projetada no título de 10 anos da França com o do Bund alemão chegou a se ampliar para 90 pontos-base, maior desde 2012 em meio à incerteza sobre o orçamento francês para o próximo ano.

Em Nova York, os índices futuros viraram para baixo e os juros dos Treasuries (títulos da dívida americana) recuam com a chance majoritária de corte de juro do Fed em dezembro no radar antes de uma intensa agenda de indicadores.

Ata do Fed

A ata de política monetária do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) – órgão equivalente ao Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central brasileiro – foi divulgada na última terça-feira (26), com os detalhes do que foi discutido e decidido na última reunião em relação às taxas de juros.

No começo do mês, o banco central americano decidiu reduzir as taxas de juros do país em 25 pontos-base, para o intervalo entre 4,5% e 4,75% – o segundo ajuste para baixo realizado em 2024. O primeiro, feito no encontro de setembro, representou o primeiro corte nas taxas desde 2020, durante  pandemia da covid-19.

Publicidade

Muitos dirigentes do Fed avaliaram que a incerteza sobre o nível neutro dos juros torna apropriado que o banco central americano reduza a taxa básica de maneira gradual. De acordo com o documento, os participantes da reunião destacaram que o Fomc precisa equilibrar dois riscos contraditórios: o de cortar juros com muita rapidez e, assim, reverter os progressos no combate à inflação; e o de ser lento demais no processo e impor danos desnecessários à economia.

Commodities

As commodities operam no positivo esta manhã. O minério de ferro fechou em alta de 1,08% em Dalian, cotado a 792 yuans por tonelada, o equivalente a US$ 109,21. O petróleo avança cerca de 0,20%, refletindo a queda do dólar e notícias da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) – saiba mais aqui.

Seguindo o ritmo das commodities, os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) subiam 0,70% no pré-mercado de Nova York, por volta das 08h40 (de Brasília). Já os ADRs da Petrobras (PETR3; PETR4) mostravam alta de 0,15% no mesmo horário. 

Mercado brasileiro

A cautela internacional pode conter um desempenho positivo do Ibovespa hoje, dólar e juros em meio à expectativa de divulgação do pacote de corte de gastos. O ETF (fundo de investimento negociado na Bolsa de Valores como se fosse uma ação) brasileiro EWZ subia no pré-mercado em NY.

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), disse que Haddad deve discutir o pacote de gastos com líderes e o presidente da Câmara nesta quarta-feira e que deve conversar também com os líderes e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Segundo ele, a definição sobre mudanças no Fundeb no corte de gastos depende dessas conversas.

O senador e líder do governo, Otto Alencar, disse que estão pendentes a reforma tributária, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), mas é possível um “esforço” para aprovar as medidas fiscais ainda este ano. A proposta de mudança na Previdência dos militares é insuficiente, diz o Centro de Liderança Pública (CLP), o que pode refletir no mercado financeiro hoje.

Publicidade

* Com informações do Broadcast

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Abertura de Mercado
  • bolsas
  • Commodities
  • Federal Reserve System (Fed)
Cotações
01/12/2025 15h03 (delay 15min)
Câmbio
01/12/2025 15h03 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Tecnologia cripto vai salvar o dólar do ataque dos BRICs – e Trump sabe disso, diz CEO da Hashdex

  • 2

    Conheça o investimento sustentável que lidera o ranking de rentabilidade em 2025; só 425 cotistas investem nele

  • 3

    Black Friday 2025: comprou e se arrependeu? Veja como recuperar o dinheiro

  • 4

    Dividendos extraordinários no teto levam ação VALE3 ao maior nível desde março de 2023; veja recomendações e preços-alvo

  • 5

    Ibovespa hoje: Natura (NATU3) salta 4,5%; Hapvida (HAPV3) tomba 6% e cai 19% na semana

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Se você ficou milionário, ter orientação profissional é essencial; entenda
Logo E-Investidor
Se você ficou milionário, ter orientação profissional é essencial; entenda
Imagem principal sobre o CPF na Nota: como se cadastrar? Veja passo a passo
Logo E-Investidor
CPF na Nota: como se cadastrar? Veja passo a passo
Imagem principal sobre o 13º salário do INSS: veja dígito final do cartão que recebe hoje (01)
Logo E-Investidor
13º salário do INSS: veja dígito final do cartão que recebe hoje (01)
Imagem principal sobre o Nasdaq: o que é o índice?
Logo E-Investidor
Nasdaq: o que é o índice?
Imagem principal sobre o PIS/PASEP: como consultar número pelo app do FGTS
Logo E-Investidor
PIS/PASEP: como consultar número pelo app do FGTS
Imagem principal sobre o Este é um dos conselhos de Warren Buffett para a Geração Z
Logo E-Investidor
Este é um dos conselhos de Warren Buffett para a Geração Z
Imagem principal sobre o S&P 500: o que é o índice?
Logo E-Investidor
S&P 500: o que é o índice?
Imagem principal sobre o Resultado da Mega-Sena 2945: HORÁRIO ALTERADO; veja quando saem números
Logo E-Investidor
Resultado da Mega-Sena 2945: HORÁRIO ALTERADO; veja quando saem números
Últimas: Mercado
Mercados iniciam dezembro sob pressão após tom mais duro do Banco Central do Japão
CONTEÚDO PATROCINADO

Mercados iniciam dezembro sob pressão após tom mais duro do Banco Central do Japão

Patrocinado por
Ágora Investimentos
Ibovespa hoje inicia dezembro em baixa com cautela global; Galípolo, Powell e Focus ditam rumo dos negócios
Mercado
Ibovespa hoje inicia dezembro em baixa com cautela global; Galípolo, Powell e Focus ditam rumo dos negócios

As perdas no exterior limitam o fôlego da Bolsa hoje (1º), embora commodities sejam favoráveis; há espaço para realização de lucros

01/12/2025 | 04h00 | Por Igor Markevich, Camilly Rosaboni e Beatriz Rocha
Ibovespa hoje: Natura (NATU3) salta 4,5%; Hapvida (HAPV3) tomba 6% e cai 19% na semana
Mercado
Ibovespa hoje: Natura (NATU3) salta 4,5%; Hapvida (HAPV3) tomba 6% e cai 19% na semana

Índice da B3 fechou em alta com apoio do desempenho das ações da Vale (VALE3) e do Itaú (ITUB4)

28/11/2025 | 20h01 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa na semana: Hapvida (HAPV3) desaba quase 20%; Vamos (VAMO3) é maior alta
Mercado
Ibovespa na semana: Hapvida (HAPV3) desaba quase 20%; Vamos (VAMO3) é maior alta

O Ibovespa subiu 2,78% na última semana de novembro, fechando no patamar recorde de 159.072,13 pontos

28/11/2025 | 19h36 | Por Jenne Andrade

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador