A cautela internacional pode conter um desempenho positivo do principal índice da B3 hoje. As bolsas europeias caem com temor sobre economias locais, enquanto, em Nova York, os índices futuros viraram para baixo com a chance majoritária de corte de juro do Fed em dezembro.
As commodities operam no positivo esta manhã, com o minério de ferro em alta de 1,08%. Já o petróleo sobe cerca de 0,30%, refletindo a queda do dólar e notícias da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) – saiba mais aqui.
Seguindo o ritmo das commodities, os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) subiam 0,81% no pré-mercado de Nova York, por volta das 9h10 (de Brasília). Já os ADRs da Petrobras (PETR3; PETR4) mostravam alta de 0,27% no mesmo horário.
O que movimenta o Ibovespa futuro hoje
Indicadores econômicos
Nesta quarta-feira, investidores acompanham a segunda leitura do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre e o índice de preços de gastos com consumo (PCE) de outubro – a métrica de inflação preferida do Fed, às vésperas do feriado de Ação de Graças nos EUA.
No cenário local, os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de outubro também serão monitorados.
Ata do Fed
A ata de política monetária do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) foi divulgada na última terça-feira (26), com os detalhes do que foi discutido e decidido na última reunião em relação às taxas de juros.
No começo do mês, o banco central americano decidiu reduzir as taxas de juros americanas em 25 pontos-base, para o intervalo entre 4,5% e 4,75% – o segundo ajuste para baixo realizado em 2024. O primeiro, feito no encontro de setembro, representou o primeiro corte nas taxas desde 2020, durante pandemia da covid-19.
Muitos dirigentes do Fed avaliaram que a incerteza sobre o nível neutro dos juros torna apropriado que o banco central americano reduza a taxa básica de maneira gradual.
De acordo com o documento, os participantes da reunião destacaram que o Fomc precisa equilibrar dois riscos contraditórios: o de cortar juros com muita rapidez e, assim, reverter os progressos no combate à inflação; e o de ser lento demais no processo e impor danos desnecessários à economia.
Pacote fiscal
O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), disse que Haddad deve discutir o pacote com líderes e o presidente da Câmara nesta quarta-feira e que deve conversar também com os líderes e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Segundo ele, a definição sobre mudanças no Fundeb no corte de gastos depende dessas conversas.
O senador e líder do governo, Otto Alencar, disse que estão pendentes a reforma tributária, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), mas é possível um “esforço” para aprovar as medidas fiscais ainda este ano. A proposta de mudança na Previdência dos militares é insuficiente, diz o Centro de Liderança Pública (CLP).
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações do Broadcast