O Ibovespa futuro abriu esta quarta-feira (27) em estabilidade, com leve alta de 0,08%, aos 130.595 pontos. As atenções do mercado estão em indicadores econômicos após a divulgação da ata do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Por aqui, o anúncio do pacote de corte de gastos ainda segue no radar – veja aqui a agenda completa do dia.
As commodities operam no positivo esta manhã, com o minério de ferro em alta de 1,08%. Já o petróleo sobe cerca de 0,30%, refletindo a queda do dólar e notícias da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) – saiba mais aqui.
Seguindo o ritmo das commodities, os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) subiam 0,81% no pré-mercado de Nova York, por volta das 9h10 (de Brasília). Já os ADRs da Petrobras (PETR3; PETR4) mostravam alta de 0,27% no mesmo horário.
O que movimenta o Ibovespa futuro hoje
Indicadores econômicos
Nesta quarta-feira, investidores acompanham a segunda leitura do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre e o índice de preços de gastos com consumo (PCE) de outubro – a métrica de inflação preferida do Fed, às vésperas do feriado de Ação de Graças nos EUA.
No cenário local, os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de outubro também serão monitorados.
No começo do mês, o banco central americano decidiu reduzir as taxas de juros americanas em 25 pontos-base, para o intervalo entre 4,5% e 4,75% – o segundo ajuste para baixo realizado em 2024. O primeiro, feito no encontro de setembro, representou o primeiro corte nas taxas desde 2020, durante pandemia da covid-19.
Muitos dirigentes do Fed avaliaram que a incerteza sobre o nível neutro dos juros torna apropriado que o banco central americano reduza a taxa básica de maneira gradual.
Publicidade
De acordo com o documento, os participantes da reunião destacaram que o Fomc precisa equilibrar dois riscos contraditórios: o de cortar juros com muita rapidez e, assim, reverter os progressos no combate à inflação; e o de ser lento demais no processo e impor danos desnecessários à economia.
Pacote fiscal
O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), disse que Haddad deve discutir o pacote com líderes e o presidente da Câmara nesta quarta-feira e que deve conversar também com os líderes e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Segundo ele, a definição sobre mudanças no Fundeb no corte de gastos depende dessas conversas.
O senador e líder do governo, Otto Alencar, disse que estão pendentes a reforma tributária, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), mas é possível um “esforço” para aprovar as medidas fiscais ainda este ano. A proposta de mudança na Previdência dos militares é insuficiente, diz o Centro de Liderança Pública (CLP).
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.