A Caixa Econômica Federal emitiu R$ 4,6 bilhões em letras financeiras (títulos de renda fixa), com prazo de dois anos. Os recursos devem ajudar a financiar a carteira de operações comerciais do banco, ou seja, que não têm direcionamento de recursos.
Leia também
De acordo com o banco público, essa mesma destinação é dada aos recursos obtidos através dos certificados de depósito bancário (CDBs).
A principal carteira de crédito da Caixa, a de habitação, é financiada por uma composição entre recursos da poupança e letras de crédito imobiliário (LCIs). No segmento, o banco tem enfrentado um cenário de escassez, com um crescimento do crédito mais rápido que os dos depósitos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em resposta a informações de que não teria emitido letras financeiras nos últimos cinco anos, o banco negou. “A emissão de ativos da Caixa e sua venda para instituições financeiras e para investidores institucionais é ação diária e corriqueira no banco, não tendo havido paralisação nas captações desses instrumentos no período 2019 a 2024.”