As principais bolsas europeias hoje rondam a estabilidade em dia que tende a seguir com baixa liquidez diante da sessão mais curta em Wall Street. Investidores assimilam uma série de indicadores na região e apreensões sobre as dificuldades na tramitação do orçamento na França. Entre as ações de destaque, as da Penneo dobravam de valor após a provedora de softwares de assinaturas digitais e outros serviços ser alvo de uma proposta de compra pelo grupo norueguês Visma.
Leia também
Por volta das 9h (de Brasília) desta quinta-feira (29), o índice Stoxx 600 tinha queda de 0,14%, a 507,99 pontos.
Entre os dados, a inflação na zona do euro voltou a acelerar em novembro, superando a meta do Banco Central Europeu (BCE), enquanto um recuo acima do esperado das vendas do varejo na Alemanha realçou a falta de dinamismo na principal economia da zona do euro.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na França, obstruções continuaram na sessão de ontem ao orçamento do próximo ano, que tem de ser aprovado até dia 21 de dezembro. Os sindicatos lamentaram que a Assembleia Nacional não tenha conseguido decidir sobre o texto que revoga o adiamento para os 64 anos a idade de elegibilidade à pensão, segundo o Le Monde.
Em Copenhague, a empresa Penneo disparava 100% após a Visma propor acordo que prevê pagamento de 16,50 coroas dinamarquesas para todas as ações da companhia. De acordo com o comunicado da Visma, o valor representa um prêmio de 109,9% sobre o preço de fechamento da Penneo a DKK 7,86 por ação em 28 de novembro e 108,1% acima do preço médio ponderado pelo volume dos últimos doze meses.
Em Londres, a Anglo American subia 2,93%. O preço das ações da companhia tem espaço para avançar à medida que a empresa conclui o seu plano de reestruturação e supera os desafios operacionais, avaliou a Jefferies. O banco de investimentos elevou a classificação da mineradora de manutenção para compra, com preço-alvo de 2.850 pence por ação para refletir o progresso na reestruturação, melhorias operacionais, crescimento do fluxo de caixa livre e potencial de fusões e aquisições no curto prazo.
No começo da manhã (de Brasília), entre as principais bolsas europeias hoje, a de Paris cedia 0,02% e a de Londres tinha baixa de 0,03%. A Bolsa de Lisboa cedia 0,39%. Frankfurt subia 0,03%.No câmbio, o euro mantinha leve alta, cotado a US$ 1,056, e a libra subia a US$ 1,269.
Publicidade