Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: Commodities devem apoiar recuperação do Ibovespa

A operação possui validade apenas para o pregão desta segunda-feira (9)

Abertura de Mercado: Commodities devem apoiar recuperação do Ibovespa
Ibovespa, o principal índice da B3. (Foto: Adobe Stock)

No exterior, as bolsas de Hong Kong e da Europa reagiram positivamente após o Politburo da China anunciar políticas fiscais proativas e uma postura monetária “moderadamente frouxa”. O governo chinês também prometeu medidas para estabilizar os mercados de ações e imóveis, o que impulsionou os preços do petróleo e metais básicos. Nos Estados Unidos, os índices futuros operam próximos da estabilidade, em meio a leve avanço dos rendimentos dos títulos de renda fixa americanos (Treasuries) e enfraquecimento do dólar em escala global. Por lá, investidores aguardam os dados de inflação (CPI) do país na quarta-feira, que devem influenciar a decisão do Federal Reserve no próximo dia 18 de dezembro.

Por aqui, as commodities devem apoiar uma recuperação do Ibovespa após forte queda na última sessão da semana passada –de fato, o EWZ avançava mais de 1% no pré-mercado com apoio das ADRs da Vale e Petrobras. Por outro lado, preocupações com as contas públicas, inflação desancorada, a pressão do dólar acima de R$ 6,00 e a expectativa de aumento de juros mais agressivo devem continuar pesando sobre o mercado. Entre os economistas, o consenso é de aumento de 0,75 pp da Selic na quarta-feira, enquanto a curvado DI indica possibilidade de 1 pp.

Agenda econômica

Brasil

Além do boletim Focus nesta segunda-feira, destaques para a publicação do IPCA de novembro na terça-feira (9h) e decisão do Copom na quarta-feira (18h30). Além disso, estão programados na semana dados de outubro de volume de serviços (quarta-feira), varejo(quinta-feira) e IBC-BR, além de IGP-10 de novembro (sexta-feira).

EUA

Uma enxuta agenda traz o CPI (inflação ao consumidor) de novembro na quarta-feira e o PPI (inflação ao produtor) na quinta-feira, ambos às 10h30.

Europa

Na zona do euro, o BCE divulga decisão de juros, com coletiva da presidente da instituição, Christine Lagarde, na quinta, e a OCDE informa o PIB do G20 do 3º trimestre. O CPI da Alemanha e conferência da Opep também estão previstos na terça-feira.

Ásia

A China publica dados da balança comercial na terça, e de produção industrial e vendas no varejo, no domingo.

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos