Publicidade

Tempo Real

Treasuries recuam com dado econômico dos EUA abaixo do esperado no radar

Planos do Congresso norte-americano para evitar uma paralisação também estiveram em destaque hoje

Treasuries recuam com dado econômico dos EUA abaixo do esperado no radar
(Foto: Envato Elements)

Os juros dos títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano (Treasuries) recuaram nesta sexta-feira (20), em sessão marcada pela divulgação do índice de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) americano de novembro. Além disso, as tratativas no Congresso dos Estados Unidos para evitar uma paralisação foram acompanhadas. Em Wall Street, o dia foi marcado pelo “Triple Witching”, com o vencimento simultâneo de opções de ações, opções de índices e futuros de índices – evento que tenda a ampliar a volatilidade dos mercados.

No fim da tarde em Nova York, o juro da T-note de 2 anos estava estável a 4,313%, o da T-note de 10 anos tinha baixa a 4,525% e o do T-bond de 30 anos recuava a 4,716%.

A leitura do PCE veio levemente menor do que o mercado esperava, ao mesmo tempo em que o consumo e a renda cresceram menos que o previsto. A Oxford Economics aponta que os consumidores estão caminhando para 2025 com bases sólidas. Entretanto, embora a inflação continue elevada, há poucos sinais de voltar a acelerar.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nesta sexta-feira, os republicanos da Câmara dos EUA preparam um novo plano para evitar uma paralisação do governo à meia-noite. O Partido Republicano tenta formular um Plano C, depois que um Plano A bipartidário lançado na terça-feira foi detonado por Donald Trump e seu aliado Elon Musk, e um Plano B foi rejeitado de forma retumbante em uma votação no plenário na noite desta quinta-feira.

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) de Nova York, John Williams, afirmou hoje que a resiliência da atividade americana ajuda a impulsionar os juros longos dos Treasuries. “A economia está em um lugar muito bom”, disse. O dirigente projetou crescimento de cerca de 2,5% do PIB americano em 2024. Williams acrescentou que o mercado de trabalho está esfriando, mas que não há uma deterioração, uma vez que o emprego arrefece de um nível de superaquecimento. O dirigente negou ainda que os juros estejam no nível neutro, aquele que nem comprime nem impulsiona a economia. No entendimento dele, a política permanece restritiva.

Apesar da perspectiva mais agressiva apresentada pelo Fed nesta semana, a Oxford Economics espera que os rendimentos dos Treasuries de duração mais curta diminuam em 2025, em um contexto de melhoria gradual da inflação e de mais cortes nas taxas, tornando a curva mais inclinada, à medida que as taxas de longo prazo permanecem elevadas. Contudo, o equilíbrio dos riscos para o cenário base da consultoria é que os juros permaneçam mais elevadas. “O Fed poderá aliviar menos do que no nosso cenário base se a inflação for mais rígida, com o forte crescimento econômico mantendo as taxas elevadas”, avalia.