Publicidade

Negócios

5 CFOs de tecnologia preveem como a IA moldará as finanças

Modelando resultados potenciais, os diretores financeiros podem se antecipar a desafios potenciais

5 CFOs de tecnologia preveem como a IA moldará as finanças
Mercado financeiro (Foto: Adobe Stock)
O que este conteúdo fez por você?
  • A IA está pronta para revolucionar as finanças, e os CFOs precisarão se adaptar proativamente para se manterem à frente
  • A previsão impulsionada pela IA transformará como o escritório do CFO aborda o planejamento estratégico
  • A IA ficará melhor em responder a perguntas analíticas com base em dados da empresa subjacente

Bom dia. Feliz Ano Novo e bem-vindo a 2025.

Em nenhum lugar há mais previsões do que quando se trata de IA. Eu perguntei a cinco diretores financeiros de tecnologia a seguinte questão: Como você acha que a IA continuará a moldar as finanças em 2025? Vamos mergulhar diretamente no que os especialistas preveem que veremos no próximo ano.

Scott Herren, EVP e CFO na Cisco

Em 2025, esperamos que a IA tenha um impacto significativo nas finanças, com avanços em monitoramento inteligente, previsão e processamento de documentos se tornando mais prevalentes. Como CFOs, tomaremos a liderança no design de controles robustos para o uso de IA em nossas empresas para garantir aplicações éticas e seguras. Enquanto as melhorias de produtividade impulsionadas pela IA aprimorarão a eficiência operacional, devemos enfrentar o desafio de monetizar produtos habilitados por IA.

Além disso, nossa infraestrutura de TI existente lutará para acompanhar as demandas da IA, necessitando de investimentos estratégicos em atualizações tecnológicas. Em essência, a IA apresenta oportunidades significativas, e um planejamento cuidadoso é essencial para navegar efetivamente seus desafios.

Dan Durn, CFO e vice-presidente executivo de finanças, serviços de tecnologia e operações na Adobe

Em 2025, a IA impulsionará melhorias de eficiência que capacitam profissionais de finanças com os insights cruciais de que precisam muito mais rápido, acelerando a execução e gerando maior impacto nos negócios dentro de suas organizações. A IA ficará melhor em responder a perguntas analíticas com base em dados da empresa subjacente, e agentes de IA serão capazes de tomar ações para gerenciar tarefas mundanas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Com a adoção aumentada, isso tem o potencial de transformar a inteligência de negócios e impulsionar ganhos reais de produtividade para os trabalhadores. Já existe um forte interesse dos funcionários da minha equipe em usar a IA para aprimorar sua experiência de trabalho.

Zane Rowe, CFO na Workday

A IA está pronta para revolucionar as finanças, e os CFOs precisarão se adaptar proativamente para se manterem à frente, investindo estrategicamente em IA. Com mais de dois terços das empresas já usando IA, os CFOs podem ajudar a identificar as oportunidades certas, garantindo retornos razoáveis e implementações responsáveis. Isso inclui reimaginar o papel dos profissionais de finanças, preparando-os para aproveitar a IA para automatizar tarefas rotineiras e liberar tempo para atividades estratégicas de alto impacto. Ao capacitar suas equipes com insights impulsionados pela IA e fomentar uma mentalidade de crescimento, os CFOs podem ajudar a impulsionar o valor por meio de maior lucratividade e crescimento sustentável.

Chris Nagy, CFO na Salesloft

Estamos vendo muitos casos de uso potentes para a IA impulsionar a eficiência operacional, incluindo classificação de dados, análises preditivas e de cenários, detecção de fraude, testes de conformidade e análise de contratos. O desafio que as empresas enfrentam no planejamento para operações habilitadas por IA é a escolha entre uma estratégia de IA para toda a empresa, implementando soluções pontuais de IA e aproveitando recursos de IA que estão sendo lançados em sistemas corporativos existentes.

Em 2025, estratégias em toda a empresa provavelmente ainda não serão possíveis devido à enorme quantidade de preparação de dados necessária. É mais provável que vejamos a adoção de IA específica para fluxos de trabalho, mas apenas de forma muito direcionada e bem fundamentada. A maior parte da eficiência da IA será baseada em sistemas corporativos, e o processo de seleção para sistemas corporativos será cada vez mais baseado no roteiro de IA.

Bill Koefoed, CFO na OneStream

A previsão impulsionada pela IA transformará como o escritório do CFO aborda o planejamento estratégico, permitindo que as equipes de finanças passem de modelagem reativa para preditiva para navegar em paisagens regulatórias e econômicas em evolução. Ao longo do próximo ano, os CFOs aproveitarão cada vez mais análises avançadas para simular cenários, antecipar interrupções financeiras e identificar oportunidades de crescimento.

Modelando resultados potenciais, os CFOs podem se antecipar a desafios potenciais e ajustar proativamente cadeias de suprimentos, modelos de precificação e alocação de recursos para mitigar riscos e otimizar operações. Esse deslocamento posiciona os CFOs como estrategistas visionários, usando insights orientados por dados para guiar organizações através da incerteza com agilidade, eficiência e resiliência.

Esta história foi originalmente publicada em Fortune.com

Publicidade

c.2024 Fortune Media IP Limited
Distribuído por The New York Times Licensing Group

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.