Após uma sessão de dúvidas com a trajetória da política monetária, com o entendimento de que o espaço para novos cortes de juros nos Estados Unidos está limitado pela atividade econômica ainda aquecida, hoje o dia é de alguma recuperação para os índices futuros em Nova York, pelo menos nestas primeiras horas de negociação. Contudo, a leitura da pesquisa ADP, o relatório de empregos no setor privado, bem como a ata referente a última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed), serão os principais direcionadores ao longo do dia. Enquanto isso, na Europa, as principais bolsas buscam fôlego, mesmo após a queda das vendas no varejo e das encomendas à indústria de novembro na Alemanha, em ambos os casos os dados surpreenderam de forma negativa. Além disso, na zona do euro, o sentimento econômico caiu mais do que o esperado em dezembro e a inflação ao produtor (PPI) avançou além do esperado na leitura de novembro.
Leia também
Em outros mercados, os rendimentos dos títulos de renda fixa americanos (Treasuries) avançam, ao passo que o dólar mantem a trajetória de fortalecimento frente a outras moedas relevantes. Para as commodities, novamente o contrato mais negociado de minério de ferro, negociado em Dalian, encerrou em queda (-0,73%). Por outro lado, os contratos futuros de petróleo operam em terreno positivo nesta manhã.
Por aqui, a agenda local reserva a produção industrial de novembro, logo pela manhã, e este pode contribuir para redução dos prêmios ao longo da curva de juros doméstica se confirmar a queda esperada. Entretanto, o direcionamento do Ibovespa pode pegar carona nos índices de Wall Street e no petróleo e dar sequência na correção técnica observada nos últimos dois pregões.
Agenda econômica
Brasil
Às 9hrs são esperados os dados da produção industrial de novembro com expectativa de queda de 0,6% no mês de novembro, ante queda de 0,2% em outubro. Entre os eventos, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, participa das reuniões bimestrais de presidentes de bancos centrais, do BIS, durante à manhã.
EUA
Destaque para o relatório ADP de empregos do setor privado nos EUA às 10h15, os pedidos semanais de auxílio-desemprego (10h30), às 12h30 o Departamento de Energia (DoE) divulga os estoques de petróleo, e à tarde (16h) a ata referente a última decisão de política monetária do FED será conhecida. Além disso, o dirigente do Fed, Christopher Waller participa de evento da OCDE (10h).
Europa
As vendas no varejo da Alemanha frustraram ao recuar 0,6% em novembro, quando era esperado um avanço de 1%. Ainda na Alemanha, as encomendas à indústria também decepcionaram ao cair 5,4% na passagem de outubro para novembro, muito distante da expectativa de avanço de 0,4%. Por fim, na zona do euro o PPI caiu 1,2% na comparação anual de novembro, a previsão era de queda de 1,9%.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos