O calendário de pagamento do Licenciamento Anual de Veículos para 2025 foi divulgado pelo Governo de Mato Grosso, por meio do Diário Oficial. A programação, elaborada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), determina os dados de vencimento conforme o final das placas dos veículos.
Quanto custa?
O valor do Licenciamento para 2025 no estado de Mato Grosso deve permanecer semelhante ao praticado em 2024, que foi de R$ 140. Entretanto, o Detran-MT não disponibiliza oficialmente a tabela de valores em seu site.
Como emitir e pagar?
A cobrança referente ao Licenciamento pode ser acessada de forma simples por meio do portal oficial do Detran-MT, na área “Consulte Seu Veículo”, ou utilizando o aplicativo MT Cidadão. Após efetuar o pagamento, o dono do veículo pode optar por obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em versão digital ou imprimi-lo em papel comum.
Leia também
O documento digital possui validade jurídica idêntica ao modelo anterior e é protegido por um QR Code, que autentica as informações diretamente no banco de dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Para garantir que o veículo esteja apto à circular, é necessário pagar possíveis subsídios acumulados, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), multas e taxas administrativas. Também é necessário resolver quaisquer pendências judiciais ou administrativas vinculadas ao veículo.
Confira o calendário completo:
- Placas finais 1, 2 e 3: até 31 de março
- Final 4: até 30 de abril
- Final 5: até 31 de maio
- Final 6: até 30 de junho
- Final 7: até 31 de julho
- Final 8: até 31 de agosto
- Final 9: até 30 de setembro
- Final 0: até 31 de outubro
Para evitar atrasos, os proprietários devem ficar atentos às datas. Assim, é possível garantir a regularidade do veículo e evitar multas referentes ao Licenciamento 2025.
Publicidade
Colaborou: Gabrielly Bento.