Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: IPCA será fiel da balança entre indefinição externa e commodities?

A operação possui validade apenas para o pregão desta sexta-feira (10)

Abertura de Mercado: IPCA será fiel da balança entre indefinição externa e commodities?
Ibovespa é o principal índice da Bolsa. (Foto: Adobe Stock)

Após o recesso nos mercados ontem, em virtude do funeral do ex-presidente Jimmy Carter, a sessão é negativa para os índices futuros de NY no pré-mercado desta sexta-feira. Contudo, o principal direcionador para os negócios deve vir da principal agenda da semana que será conhecida logo pela manhã, o relatório dos EUA sobre folha de pagamento de setores não-agrícolas do país (payroll). Para o principal dado do mercado de trabalho norte-americano, a expectativa é que o número de vagas de emprego criadas em dezembro desacelere ante a leitura de novembro, enquanto a taxa de desemprego deve permanecer estável. Enquanto isso, na Europa, o comportamento das bolsas é misto, próximos à estabilidade, também à espera do referencial dos Estados Unidos.

Em outros mercados, os rendimentos dos títulos de renda fixa americanos (Treasuries) apresentam indefinição, antes do dado de emprego, porém com novo avanço nos vencimentos curtos. Já o DXY, índice que compara o dólar a uma cesta de moedas fortes, segue estável. Por outro lado, para as commodities, o minério de ferro deu sequência a alta da véspera e avançou 0,4% na madrugada em Dalian, enquanto o petróleo tem alta consistente e caminha para terceira semana consecutiva de ganhos, com a expectativa de que o inverno rigoroso no Hemisfério Norte impulsione a demanda.

Por aqui, o fiel da balança entre a indefinição nos mercados externos e alta das commodities, pode vir da agenda doméstica –hoje será conhecido o IPCA de dezembro, principal dado de inflação, no qual se espera um impulso dos preços de alimentos, o que levaria a uma nova aceleração do indicador e consequente pressão adicional nos juros futuros.

Agenda econômica

Brasil

Às 9h é esperado o IPCA, com a mediana das projeções apontando para um avanço de 0,53% em dezembro, ante alta de 0,39% em novembro. Assim, a inflação de 2024 encerraria em 4,84% -acima do teto da meta do Banco Central. Entre os eventos, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, participa pela manhã, de forma remota, das reuniões bimestrais de presidentes dos bancos centrais, promovida pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS).

EUA

O destaque internacional fica por conta do payroll, com expectativa de 150 mil novos postos de trabalho em dezembro, após 227 mil em novembro. Além disso, espera-se que a taxa de desemprego permaneça em 4,2%. Por fim, para o salário médio por hora também éesperado desaceleração marginal, com avanço de 0,3% no mês e de 4% ao ano. Os dados do mercado de trabalho serão conhecidos às 10h30. No mais, a Universidade de Michigan apresenta ao meio dia sua estimativa de sentimento do consumidor e as expectativas deinflação.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

 

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos