Ao preencher a declaração do Imposto de Renda 2025 (IR), muitos contribuintes se perguntam como incluir despesas médicas, especialmente aquelas relacionadas a tratamentos odontológicos. A Receita Federal permite deduzir esses valores, desde que atendam aos critérios estabelecidos.
O que pode ser deduzido?
Gastos com dentistas estão entre as despesas médicas aceitas pela Receita Federal. No entanto, conforme mencionado pelo portal Gov, para garantir a dedução, é essencial apresentar notas fiscais ou recibos emitidos, que devem conter:
- Descrição detalhada dos serviços prestados;
- Nome, endereço e CPF ou CNPJ do profissional ou clínica;
- Identificação do responsável pelo pagamento e do beneficiário do serviço;
- Data de emissão do documento e, no caso de recibos, assinatura do profissional.
Além disso, despesas com outros profissionais de saúde, como médicos, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, também podem ser declaradas.
O que não pode ser deduzido?
Fique atento: nem todas as despesas relacionadas à saúde são dedutíveis. Gastos com medicamentos, vacinas, enfermeiros, assistentes sociais, massagistas e psicopedagogos não podem ser abatidos do Imposto de Renda.
Como declarar planos de saúde?
Caso você tenha despesas com planos de saúde, apenas os valores efetivamente pagos, e não reembolsados, são dedutíveis. Para isso, é necessário apresentar:
- Comprovantes de pagamento discriminando valores por beneficiário;
- Demonstrativo de reembolsos ou declaração do plano de saúde indicando a ausência de reembolso.
No caso de planos empresariais, é fundamental comprovar que o pagamento foi realizado pelo titular ou seus dependentes.
Evite problemas com a Receita Federal
Certifique-se de manter todos os documentos organizados e revise a declaração antes de enviá-la. Se cair na malha fina, aguarde a intimação da Receita Federal e apresente os comprovantes das despesas declaradas, inclusive aqueles registrados na DMED (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde).
Leia também
Com atenção às regras, você pode garantir o abatimento correto de seus gastos odontológicos e evitar contratempos no Imposto de Renda (IR).
Colaborou: Lillia Soares.
Publicidade