Após forte movimento de alta na véspera, a sessão desta quinta-feira (16) foi mista para as principais bolsas globais em meio à leitura das vendas no varejo dos Estados Unidos –que subiram menos que o esperado –e do número de pedidos de auxílio-desemprego acima das expectativas. Já os rendimentos dos títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano (Treasuries) e o índice dólar recuaram após o diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Christopher Waller, afirmar que três ou quatro cortes de juros neste ano são possíveis, se os dados cooperarem, além de não descartar a possibilidade de redução de juros em março.
Leia também
Por aqui, reagindo à alta inesperada do IBC-Br de novembro (de 0,10% vs. expectativa de queda de 0,10%) e ao leilão robusto de títulos prefixados do Tesouro, os juros futuros devolveram parte da forte queda da véspera e levaram o Ibovespa a um movimento de realização de lucros.
Na sessão, o principal índice da bolsa brasileira recuou 1,15% aos 121.234 pontos, com giro financeiro de R$ 30 bilhões –influenciado pelo vencimento de opções de ações. No câmbio, o dólar avançou 0,47% em relação ao real, cotado a R$ 6,05.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.