O desempenho sugere uma correção nos preços após o rali da moeda digital visto na quarta-feira (15) com a divulgação do indicador econômico. O índice registrou alta de 0,4% em dezembro e 2,9% no acumulado do ano, em linha com as projeções do mercado.
No entanto, o que surpreendeu positivamente os investidores foram os “núcleos de inflação”. Ou seja, desconsiderando os preços mais voláteis e fatores sazonais, a tendência inflacionária captada foi levemente inferior à esperada.
O novo dado econômico seguiu alimentando expectativas de que os juros altos praticados pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano) estão produzindo o efeito esperado na economia americana e freando o consumo, o que, em um segundo momento, abrirá espaço para que a autoridade monetária volte a cortar as taxas.
“É um sinal de alívio para as próximas reuniões. Caso o Fed mude para uma política mais flexível, o mercado de risco tende a se beneficiar no processo”, diz Beto Fernandes, analista da Foxbit. No acumulado do ano, o bitcoin (BTC) em dólar sobe 6%.