Por volta das 7h30 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha leve queda de 0,0095%, a 523,57 pontos. O Deutsche Bank observa que a consolidação do Eurostoxx ocorre após o índice registrar seu quarto ganho semanal consecutivo na semana anterior (+2,37%), marcando também seu melhor desempenho desde setembro.
Segundo analistas, o alívio nas perspectivas de flexibilização monetária e nos rendimentos soberanos dos dois lados do Atlântico continuam apoiando a recuperação dos ativos de risco, mas agora o foco deverá recair novamente sobre Trump. A Pepperstone acredita que a atenção do mercado estará sobre quaisquer sinais de política fiscal e de ordens executivas que o republicano possa assinar já nos primeiros dias de seu mandato. O Société Générale observa que a incerteza quanto as novas políticas econômicas dos EUA manterá desafios sobre a leitura e estratégia dos mercados internacionais.
Além da posse de Trump, investidores europeus também monitoram sinais sobre os próximos passos do BCE. Nesta segunda-feira (20), o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da Alemanha acelerou à taxa anual de 0,8% em dezembro, menos que o esperado. Em entrevista ao Politico, o dirigente do BCE Robert Holzmann (Áustria) alertou que um corte de juros em janeiro ainda não está decidido e que dependerá do desempenho da inflação. Na semana, a presidente Christine Lagarde também falará sobre política monetária no Fórum Econômico Mundial, em Davos.
Desempenho das bolsas europeias: Londres, Paris, Frankfurt e mais
No começo da manhã (de Brasília), entre os principais mercados europeus hoje:
- a bolsa de Londres subia 0,21%;
- a bolsa de Paris subia 0,19%;
- a bolsa de Frankfurt ganhava 0,10%;
- em outros países da Europa, a bolsa de Milão exibia cedia 0,31% em Madri tinha queda de 0,01% e a de Lisboa caía 0,05%.
Fique atento ao longo do dia para mais informações sobre as bolsas europeias hoje.