A prova de vida é um procedimento obrigatório realizado anualmente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para garantir que os aposentados e pensionistas que recebem benefícios estão, de fato, vivos e, assim, evitar fraudes e pagamentos indevidos.
Leia também
Segundo o Ministério da Previdência Social, desde 2023 o INSS passou a ser responsável por comprovar a vida dos beneficiários por meio do cruzamento de dados com bases governamentais, eliminando a necessidade de o segurado ir presencialmente ao banco ou ao INSS.
Esse cruzamento pode ser feito, por exemplo, quando o beneficiário acessa o aplicativo Meu INSS com selo ouro, faz transações bancárias com biometria, atualiza o Cadastro Único (CadÚnico), passa por perícias médicas ou recebe benefícios sociais.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Veja, na tabela abaixo, as diferentes formas de comprovação de vida:
Se minha prova de vida não for identificada automaticamente, o que fazer?
Se o INSS não conseguir comprovar sua vida por meio do cruzamento de dados, poderá solicitar outras formas de verificação.
Nesse caso, o beneficiário será notificado e orientado a realizar a prova de vida por meios alternativos, garantindo a manutenção do pagamento e evitando bloqueios.
Quais medidas podem ser tomadas?
Notificação ao segurado
O INSS pode enviar uma notificação pelo aplicativo Meu INSS, pela Central 135 ou por correspondência, informando que a prova de vida não foi identificada automaticamente.
Alternativas para realizar a prova de vida
O segurado pode comparecer voluntariamente a uma agência do INSS para realizar a comprovação. Pode também usar meios biométricos disponíveis em bancos ou no aplicativo Meu INSS.
Parcerias para ampliar a comprovação
O INSS busca ampliar o cruzamento de dados com outras entidades, como prefeituras e órgãos sociais, para encontrar registros que confirmem a vida do segurado antes de qualquer bloqueio.
Em casos especiais, como para segurados com dificuldades de locomoção ou acamados, o INSS pode disponibilizar uma equipe para realizar a prova de vida de forma presencial.
Se não comprovar no prazo, perco meu benefício?
O benefício não será suspenso imediatamente caso a prova de vida não seja identificada. Antes de qualquer medida mais rigorosa, o INSS adotará estratégias para confirmar a situação do segurado. Para acompanhar a prova de vida e obter mais informações, o beneficiário pode acessar o Meu INSS ou ligar para a Central 135.
Publicidade