Com a chegada do ano letivo nesta volta às aulas em 2025, muitos pais se preocupam com os custos diários da alimentação escolar. Para montar uma lancheira nutritiva sem pesar no orçamento, no entanto, não tem muito segredo. A solução é fazer um planejamento, o que vai permitir boas escolhas para o bolso e para a cria.
Especialistas em finanças ouvidos pelo E-Investidor são unânimes em dizer que fazer uma lista semanal de lanches evita compras por impulso e garante variedade nutricional para o filho. Além disso, adquirir itens em atacadistas e aproveitar promoções pode gerar mais economia.
Frutas da estação, queijos e pães integrais, quando comprados em maior quantidade e fracionados ao longo da semana, são opções acessíveis e saudáveis. “Com escolhas estratégicas, é possível oferecer uma lancheira variada e saudável sem comprometer o orçamento“, diz Ângelo Belitardo Neto, da Hike Capital.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Jeff Patzlaff, Planejador Financeiro CFP e especialista em finanças, lembra que receitas fáceis, como saladas de frutas, sanduíches naturais e vegetais cortados, além de serem mais baratas que produtos industrializados, são mais nutritivos. “Planejar os lanches da semana ajuda a evitar compras impulsivas e garante variedade nutricional.”
Evitando o desperdício
Para evitar gastos desnecessários no supermercado, os pais também devem estabelecer um orçamento e segui-lo à risca. “Comprar em excesso pode resultar em desperdício. Avalie as quantidades necessárias e armazene os alimentos adequadamente para prolongar a durabilidade”, diz Patzlaff.
Outra erro comum que pode ser evitado é comprar lanches sem pesquisar. “Além de buscar supermercados com melhores preços, os pais devem aproveitar as promoções“, orienta Belitardo Neto.
Além disso, comprar em atacado e congelar porções pode ser econômico e prático, especialmente para pães, bolos caseiros e vegetais. Já lanches caseiros garantem mais controle sobre os ingredientes e custos. “Muffins integrais, barras de cereais e pastas para sanduíches são opções saudáveis e acessíveis. Reservar um dia para o preparo facilita a rotina”, orienta Patzlaff ao falar sobre lanches na volta às aulas 2025.