![Logo E-Investidor](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/themes/e-investidor/assets/v2/imgs/navbar/logo.webp)
Apesar de Donald Trump dizer que anunciaria tarifas de 25% nas importações de aço e alumínio sobre todos os países, os principais mercados acionários internacionais avançam neste início de semana –a contrapartida relacionada a pressões inflacionárias persistentes parece não ser uma preocupação imediata, apesar de certamente manter o Federal Reserve (Fed) mais cauteloso sobre os próximos cortes nas fed funds.
Em outros mercados, o dólar avança em relação à maioria das moedas, os rendimentos dos títulos de renda fixa americanos (Treasuries) rondam a estabilidade, os contratos futuros do petróleo sobem, após uma série de quedas semanais, com agentes de mercado avaliando o efeito potencial sobre a economia global das medidas comerciais americanas, bem como das tarifas retaliatórias chinesas, enquanto os preços futuros do minério de ferro subiram 0,79% na madrugada em Dalian, cotados ao equivalente à US$ 113,39 por tonelada.
As tarifas prometidas pelos Estados Unidos podem ter um efeito mais forte em nosso mercado, dada a dependência do Ibovespa às commodities metálicas, sugerindo uma abertura mais pressionada do que nas demais bolsas. Além disso, as questões fiscais do Governo continuam atraindo a atenção dos investidores, após a Casa Civil negar estudos para aumento do benefício do Bolsa Família, que contribuiu para uma piora da percepção de risco na última sexta-feira.
Agenda econômica
Brasil
O IPCA de janeiro será publicado nesta terça-feira, a receita do setor de serviços em dezembro, na quarta-feira e as vendas no varejo, na quinta-feira. Hoje, como é tradicional, o Banco Central publica o boletim Focus (8h25), enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa (17h) da cerimônia de entrega do Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, em Brasília.
EUA
Os investidores aguardam audiências com o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, na terça-feira, no Senado e, na quarta-feira, na Câmara dos Representantes. Ainda no radar estão os dados de janeiro da inflação ao consumidor (CPI), na quarta-feira, e da inflação ao produtor (PPI), na quinta-feira, além das vendas no varejo e a produção industrial, na sexta-feira.
Europa
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde (11h) e a dirigente do BoE, Catherine Mann (12h) participam de eventos nesta segunda-feira. Entre os indicadores, destaque para o PIB da zona do euro do 4º trimestre, na sexta-feira.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos