![Logo E-Investidor](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/themes/e-investidor/assets/v2/imgs/navbar/logo.webp)
![Ações do setor de saúde. (Foto: Adobe Stock)](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/acoes-saude_100220252619-710x473.webp)
O Safra elevou Fleury (FLRY3) para outperform (equivalente a compra) e cortou a recomendação de Hapvida (HAPV3), Rede D´Or (RDOR3), Mater Dei (MATD3) e Dasa (DASA3) para neutro. Oncoclínicas (ONCO3) e Viveo (VVEO3), por sua vez, foram cortadas para underperform (equivalente a venda). A recomendação neutra para Odontoprev (ODPV3) e Qualicorp (QUAL3) foram mantidas.
Em relatório, os analistas Ricardo Boiati e Rafael Une explicam que a melhora de recomendação de Fleury se deve ao seu perfil de baixo risco, sólida geração de caixa e um dividend yield (rendimento do dividendo) atrativo.
Sobre as outras mudanças, os profissionais explicam que com valuations (valor do ativo) atrativos em outros setores, as ações de saúde perderam apelo devido ao prêmio de risco adicional imposto pela agenda regulatória do setor, o que levou o banco a adotar uma postura mais conservadora, mesmo após a underperformance significativa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Embora vejamos valuations relativamente atrativos em alguns nomes, acreditamos que um re-rating (reclassificação no mercado de ações) aconteceria com a redução de preocupações macroeconômicas e específicas do setor, o que não esperamos que se concretize no curto prazo”, afirmam.
Eles calculam que o setor de saúde está sendo negociado com um múltiplo de Preço/Lucro (P/E) de 11,3 vezes para 2025, representando um desconto de 62% em relação à média dos últimos 5 anos. Além disso, o prêmio do setor sobre o Ibovespa (excluindo Petrobras (PETR3; PETR4) e Vale (VALE3)) se comprimiu significativamente, agora em 50%, em comparação à média de cinco anos de 162%.
“Acreditamos que essas métricas de valuation sugerem um perfil risco-retorno atrativo para investidores dispostos a suportar a volatilidade e manter suas posições no longo prazo, oferecendo um potencial de alta relevante, assumindo que os desafios atuais eventualmente diminuam. Vale mencionar que a volatilidade deve permanecer alta até que as preocupações macroeconômicas e setoriais se dissipem, afirmam.
Sobre Hapvida, eles destacam que as dinâmicas operacionais da empresa estão melhorando, independentemente do agravamento nas provisões, o que os leva a acreditar que a ação está sendo penalizada por um prêmio de risco acima da média, o que pode oferecer uma oportunidade atrativa assim que as preocupações macroeconômicas e setoriais melhorarem.
Publicidade
Já Rede D´or está bem posicionada para quando as taxas de juros caírem e o crescimento de volume retomar, o que, aliado a uma elevada alavancagem operacional e financeira, deve impulsionar um potencial de valorização expressivo, como o Fleury (FLRY3).