![Logo E-Investidor](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/themes/e-investidor/assets/v2/imgs/navbar/logo.webp)
Após alta generalizada na véspera, os principais índices acionários internacionais apresentam desempenho misto nesta terça-feira, em meio à cautela com as tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, e à espera de fala do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, um dia antes da divulgação dos dados de inflação ao consumidor (CPI). Em outros mercados, o índice dólar (DXY) tem variação discreta, enquanto os rendimentos dos títulos de renda fixa americanos (Treasuries) operam novamente em alta. Já entre as commodities, o petróleo sequencia o movimento positivo, mas o minério de ferro e demais metais industriais recuam. Destaque para o ouro, que atingiu novo recorde mais cedo diante das preocupações de que medidas retaliatórias dos países intensificarão uma guerra comercial global.
Por aqui, a reação ao tarifaço de Trump pode ser moderada, e as atenções ficam na resposta que será dada pelo governo brasileiro (e se haverá retaliação). Além disso, os juros futuros ficarão sensíveis ao IPCA –que também trará ajustes nas apostas para o ciclo de aperto da Selic.
Agenda econômica
Brasil
O destaque é o IPCA de janeiro (9h), onde o mercado projeta uma alta de 0,14% na variação mensal. O Tesouro faz leilões de NTN-B e LFT (11h). O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e líderes da Casa para discutir a agenda econômica do governo (14h). O presidente Lula se reúne com ministros que compõem a Junta de Execução Orçamentária (JEO) -Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento), Rui Costa (Casa Civil) e Esther Dweck (Gestão), às 15h30. O encontro ocorre na expectativa de uma reformulação do orçamento de 2025 para a votação no Congresso.
EUA
Foco na audiência semestral sobre política monetária do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, na Comissão do Senado dos EUA sobre Bancos, Habitação e Assuntos Urbanos (12h). Outros três dirigentes do Fed discursam: Beth Hammack, de Cleveland (10h50); John Williams, de NY (17h30); diretora Michelle Bowman (17h30). Após o fechamento dos mercados serão divulgados os balanços do AIG, Coca-Cola e Super Micro Computer.
Europa
O presidente do Banco da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey discursa em evento da Universidade de Chicago (9h15)