![Logo E-Investidor](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/themes/e-investidor/assets/v2/imgs/navbar/logo.webp)
![Fachada do Carrefour (CRFB3). Foto: Adobe Stock](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/uploads/2024/11/adobestock-794435633-editorial-use-only-1_291120241359.jpeg-scaled.webp)
As ações do Carrefour Brasil (CRFB3) passaram a disparar na Bolsa brasileira nesta terça-feira (11) com a confirmação de que o controlador da empresa encaminhou proposta ao conselho de administração para fechar o capital da companhia brasileira. Às 16h25, os ativos saltam 16,43% a R$ 7,51 e lideram os ganhos do Ibovespa, depois de passar por leilões.
O posicionamento ocorre após uma notícia veiculada pela Bloomberg de que a rede de supermercados francesa Carrefour estaria explorando uma aquisição de sua subsidiária brasileira Atacadão.
Em comunicado enviado ao mercado, a empresa confirmou que o grupo francês enviou uma proposta para convertê-la em sua subsidiária integral. Dessa forma, o Carrefour Brasil não seria mais listado no Novo Mercado e deixaria de ter o registro, na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), como companhia aberta na categoria “A” – aquela que pode emitir ações.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Caso a operação seja aprovada, cada ação do Carrefour Brasil será substituída por uma ação resgatável Classe A, Classe B ou Classe C da nova empresa, denominada “MergerSub”. A decisão ficará a critério de cada acionista, durante o período de opção após a aprovação da potencial transação.
A relação de troca de ações e os demais termos e condições da potencial transação estão sendo negociados com o acionista controlador por meio de um Comitê Especial Independente, nomeado pelo conselho de administração do Carrefour Brasil em 17 de janeiro de 2025. O Comitê Independente é composto por três membros independentes do Conselho de Administração e encontra-se em um estágio avançado de negociações.
Caso as negociações sejam concluídas de forma satisfatória, será assinado um contrato de incorporação de ações do Carrefour Brasil refletindo os termos e condições da transação. Além disso, a Assembleia Geral de Acionistas será convocada para deliberar sobre a proposta.