

O abono salarial do PIS/Pasep é um benefício pago anualmente a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que atendem a determinados critérios no ano-base. Ele funciona como um salário extra para quem recebeu, em média, até dois intervalos mínimos por mês e trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias no ano de referência.
O pagamento do abono salarial do PIS/Pasep 2025 começa na próxima segunda-feira (17), beneficiando trabalhadores que atuaram formalmente em 2023 e atendem aos critérios do programa.
Mas afinal, quanto receberá quem trabalhou por apenas dois meses no ano-base?
O valor do abono salarial é proporcional ao tempo trabalhado no ano de referência. Para calcular o montante a ser recebido, o trabalhador deve multiplicar o número de meses trabalhados em 2023 por 1/12 do salário mínimo vigente em 2025.
Em 2025, o salário mínimo estabelecido é de R$ 1.518. Dessa forma, quem trabalhou por dois meses em 2023 terá direito a R$ 253 de abono salarial.
Publicidade
Quando começam os pagamentos do PIS/Pasep 2025?
Os pagamentos do benefício começam em 17 de fevereiro para os nascidos em janeiro. Os últimos a receber o dinheiro serão os nascidos em novembro e dezembro, que terão acesso ao Programa de Integração Social (PIS) e ao Pasep a partir de 15 de agosto.
Confira o calendário completo abaixo:
Como sacar o abono salarial do PIS/Pasep?
O pagamento do PIS/Pasep é realizado de duas formas: O PIS é realizado pela Caixa Econômica Federal, podendo ser depositado em conta ou conta digital Caixa Tem. O saque também pode ser feito em agências, lotéricas e terminais de autoatendimento. Já o Pasep é pago pelo Banco do Brasil, por meio de crédito em conta, Pix, TED ou saque presencial.
Colaborou: Renata Duque.