

Os contribuintes que precisam declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 devem ficar atentos: esta sexta-feira (28), é o último dia para que empresas e instituições financeiras enviem os informes de rendimentos relativos ao ano passado.
Os informes de rendimento são fundamentais para que a Receita Federal cruze informações e verifique possíveis inconsistências nos dados informados pelos contribuintes. Além dos rendimentos recebidos, os documentos devem detalhar descontos com Previdência Social, Imposto de Renda retido na fonte, contribuições para Previdência Complementar e valores pagos a planos de saúde coletivos, caso existam.
De acordo com a Agência Brasil, os comprovantes podem ser enviados de diversas formas, como e-mail, links para download na internet ou por aplicativos de dispositivos móveis. No caso dos servidores públicos federais, o documento pode ser acessado pelo site ou aplicativo Sougov.
Publicidade
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também conseguem retirar os comprovantes online, por meio do portal Meu INSS ou pelo aplicativo de mesmo nome.
O que fazer em caso de atraso ou erro nos informes de rendimento?
Se o contribuinte não receber os informes de rendimento até o prazo final, é recomendado entrar em contato com o setor de Recursos Humanos da empresa ou com o gerente da instituição financeira. Caso o problema persista, a Receita Federal pode ser acionada.
Erros nos dados também devem ser corrigidos. Para isso, é necessário solicitar um novo documento atualizado.
Com o fim do prazo para envio dos informes de rendimento nesta sexta-feira, é essencial que os contribuintes confiram o recebimento dos documentos e, caso necessário, busquem regularizar a situação quanto antes, assim evitando possíveis atrasos na declaração do Imposto de Renda, cuja entrega está prevista para começar em 17 de março.
Colaborou: Renata Duque.
Publicidade