Publicidade

Tempo Real

Pagamento com cartão deve atingir 50% do consumo das famílias no Brasil em 2021

O que este conteúdo fez por você?
  • A Abecs, que representa emissoras de cartões de crédito e de débito, previu nesta terça-feira que os pagamentos feitos por estes canais devem crescer de 18% a 20% em 2021, para 2,38 trilhões de reais

(Reuters) – Os meios eletrônicos devem pela primeira vez representar metade das compras do varejo no Brasil em 2021, previu nesta terça-feira o presidente da Abecs, Pedro Coutinho, à medida que a economia se recupera dos efeitos da pandemia de Covid-19.

A entidade, que representa emissoras de cartões de crédito e de débito, previu nesta terça-feira que os pagamentos feitos por estes canais devem crescer de 18% a 20% em 2021, para 2,38 trilhões de reais.

No ano passado, mesmo com a queda estimada em cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, diante da crise provocada pela pandemia, os pagamentos com cartões cresceram 8,2%, para 2 trilhões de reais, com impulso do auxílio emergencial e da migração para canais digitais. Deste total, 52,6 bilhões de reais deveram-se a pagamentos feitos com recursos do auxílio emergencial.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo Coutinho, uma extensão deste auxílio, que foi admitida na véspera pelo presidente Jair Bolsonaro, poderia movimentar de 10 bilhões a 12 bilhões adicionais no mercado de cartões neste ano, se feito nos moldes discutidos, de três parcelas de 200 reais e para um público mais restrito.

“A extensão do auxílio pode dar um reforço para o comércio e para o consumo”, disse ele em teleconferência com jornalistas.

O segmento de eletroeletrônicos foi um dos setores que mais sentiram o efeito da redução do auxílio emergencial, chegando a subir 30% no terceiro trimestre de 2020, no comparativo anual, reduzindo a alta para 24% nos últimos três meses do ano.

No varejo alimentício, após quatro trimestres seguidos de aceleração, as vendas se estabilizaram, também em meio à redução do valor do auxílio emergencial.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
IPVA 2025: carros menos poluentes são isentos do imposto; confira lista
Comida mais cara: 6 dicas para economizar na feira e no supermercado
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
>