Dois aparelhos bastante populares nos lares brasileiros — e que consomem bastante energia — têm sido apontados como grandes responsáveis pela interferência no sinal de Wi-Fi.
Geladeira
O refrigerador, por exemplo, pode impactar diretamente na eficiência da internet sem fio. Isso acontece devido à estrutura metálica que reveste o interior do equipamento, criando uma espécie de barreira que dificulta a propagação do sinal.
Para minimizar esse efeito, uma alternativa é investir em repetidores de Wi-Fi, posicionando-os em pontos estratégicos da casa.
Micro-ondas
Outro eletrodoméstico que atrapalha a conexão é o forno de micro-ondas. Esse aparelho opera numa faixa de frequência bastante próxima à usada por redes Wi-Fi convencionais, em torno de 2,4 GHz. O resultado? Sempre que está em funcionamento, o micro-ondas pode interferir na transmissão dos dados, causando lentidão e instabilidade.
Há estudos que indicam uma redução de até 85% na velocidade da internet durante o uso do forno. A recomendação para contornar o problema é utilizar roteadores que operem em redes de 5 GHz, menos suscetíveis a essas interferências.
O Wi-Fi já é indispensável na rotina das famílias, e conhecer os fatores que podem comprometer seu desempenho é fundamental para garantir uma navegação sem contratempos e economizar sua internet.
Colaborou: Gabrielly Bento.