O republicano deve anunciar tarifas recíprocas a países que taxam os produtos americanos. Os detalhes da medida ainda são incertos, desde a escala até o momento da aplicação e a variabilidade entre cada região do globo. A expectativa é de que, no Brasil, o setor de produtos semiacabados de ferro ou aço seja o mais afetado. Apesar de representar 8,8% da pauta completa para os Estados Unidos, 76,2% das exportações desses itens pelo Brasil vão para o território americano, conforme o Estadão mostrou nesta matéria.
Nesta tarde, Nasdaq sobe 0,38%, enquanto Dow Jones e S&P 500 têm ganhos de 0,08% e 0,20%, respectivamente, com os setores financeiro e de serviços básicos puxando os negócios.
Entre as ações de destaque, os papéis da Tesla (TSLA) reverteram as perdas da abertura e passaram a operar em alta no início da tarde. A virada nos ativos da empresa de Elon Musk ocorre em meio a informações de que Trump teria afirmado a pessoas próximas que o CEO da montadora deve deixar o Departamento de Eficiência Governamental (Doge) já nas próximas semanas.
Pela manhã, as ações da Tesla chegaram a cair quase 1%, após a divulgação de um relatório trimestral de entregas abaixo do esperado. A companhia entregou 336,7 mil veículos elétricos (EVs, em inglês) no primeiro trimestre de 2025. O resultado veio bem abaixo da expectativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que projetavam 378 mil entregas no período.
Na sessão desta quarta-feira, investidores também monitoram dados de encomenda à indústria nos Estados Unidos, que subiram 0,6% em fevereiro ante janeiro, a US$ 594 bilhões, segundo o Departamento do Comércio do país. O resultado veio um pouco acima da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam avanço de 0,5%.
No mercado de câmbio, antes do anúncio das tarifas de Trump, o dólar cai ante as principais moedas globais. O índice DXY, que compara o dólar com outras seis divisas fortes (euro, iene japonês, libra esterlina, dólar canadense, coroa sueca e franco suíço), recua 0,53% aos 103,708 pontos.
*Com informações do Broadcast