• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Pressão política pode conter tarifas de Trump, mas Brasil ainda sentiria efeitos no câmbio

Live realizada pelo E-Investidor discutiu o anúncio do tarifaço e o impacto nos mercados: o S&P 500 já caiu mais de 10%. Assista o vídeo aqui

Por Leo Guimarães

07/04/2025 | 19:57 Atualização: 07/04/2025 | 20:12

Em 2026 haverá as eleições de meio de mandato para o Congresso americano. Foto: AdobeStock
Em 2026 haverá as eleições de meio de mandato para o Congresso americano. Foto: AdobeStock

Mesmo com um endurecimento no discurso contra a China, o ex-presidente Donald Trump poderia, sim, voltar atrás nas tarifas anunciadas. A afirmação é de Thiago de Aragão, diretor de estratégia da Arko Advice, durante live realizada nesta segunda-feira pelo E-Investidor.

Leia mais:
  • Efeito Trump: Bolsas de NY fecham sem direção única; Ibovespa recua pressionado por Petrobras e Magalu
  • “No pior cenário, S&P 500 cairia mais 10%. Estamos perto do fundo”, diz Janus Henderson
  • O que diz Warren Buffett sobre as tarifas de Trump e o efeito delas na economia
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na visão de Aragão, que também é colunista do E-Investidor, o movimento não seria uma resposta ao pânico que a guerra tarifária vem gerando nos mercados. Desde o anúncio de quarta (2) o S&P 500, o principal índice da bolsa dos EUA, já caiu mais de 10%. Esse possível recuo de Trump poderia estar atrelado a pressões eleitorais, inflacionárias e de financiadores da campanha republicana.

“Existe essa possibilidade, sim [de recuo de Trump sobre as tarifas]. A pressão de pesquisas, de pessoas próximas e das eleições de 2026 pode forçar Trump a rever as medidas. O que mais impacta é a política”, disse Aragão. Em 2026 haverá as eleições de meio de mandato em que os americanos renovam a composição da Câmara e até 1/3 das cadeiras do Senado. As duas casas hoje têm maioria republicana.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A fala ocorreu após rumores de um possível adiamento de parte das tarifas, que chegaram a animar os mercados brevemente antes de serem desmentidos pela Casa Branca.

Dólar e inflação pressionados

Para Sergio Vale, economista-chefe da MB Associados, o outro convidado da live do E-Investidor, esse cenário de incerteza provocado pela política errática de Trump tende a manter o dólar pressionado. “Eu não consigo ver o câmbio ceder nos próximos meses. A tendência é de o dólar rodar perto de R$ 6, com picos e recuos de curto prazo”, afirmou. Segundo ele, a combinação de riscos externos com a fragilidade fiscal brasileira deve sustentar a volatilidade no câmbio ao longo de 2025 e 2026 neste patamar.

Sem ceder, o câmbio também ajuda a pressionar a inflação, que poderia ser ainda mais forte sobre os alimentos, no caso de a China reduzir a dependência dos Estados Unidos como fornecedor de itens como soja, milho, trigo, carne suína e bovina.  “A inflação de alimentos já está pressionada, e qualquer aumento adicional da demanda externa pode piorar esse quadro”, lembrou.

Diante disso, Vale projeta um ciclo mais longo de juros, com a Selic em 14,75% por boa parte de 2025 e 2026, num cenário de risco de recessão nos EUA e eleições turbulentas tanto lá quanto no Brasil.  O economista também avalia que o Brasil deverá crescer 1,8% em 2025 — quase metade do registrado em 2024, com o agronegócio sendo o principal motor da atividade, numa expansão entre 7% e 9% este ano.

Prós e contras para o Brasil

Na avaliação de Aragão, o País pode até colher ganhos pontuais com a escalada da guerra tarifária, mas os riscos também são altos.  De um lado, o agronegócio poderia ampliar mercados, ocupando espaços deixados por exportadores barrados pelos EUA na China. De outro, a disputa entre Washington e Pequim poderia redirecionar o excesso de produção chinesa — inclusive com práticas de dumping — para mercados como o brasileiro, criando dificuldades para a indústria local. “As bugigangas que não forem mais para os EUA precisarão ir para algum lugar. E o Brasil vira um alvo fácil”, afirmou.

Sergio Vale também falou sobre os riscos para o Brasil de responder às tarifas americanas com medidas semelhantes, como previsto na recém-aprovada Lei de Reciprocidade Econômica no Congresso Nacional. Na sua avaliação, impor tarifas a produtos importados neste momento poderia agravar ainda mais a inflação doméstica, que já está acima do teto da meta. “Falar em sobretaxar importações agora é adicionar pressão inflacionária sobre uma inflação que já está elevada. Não temos margem para isso”, afirmou.

Publicidade

Segundo ele, o ideal seria intensificar a via diplomática e buscar contrapartidas comerciais, como maior acesso ao mercado de açúcar nos EUA em troca da abertura para o etanol americano, evitando um efeito dominó de retaliações que acabaria punindo a própria economia brasileira.

Confira o conteúdo da live:

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Câmbio
  • Guerra comercial
  • Inflação
  • tarifas de importação
  • Trump
Cotações
26/05/2026 23h58 (delay 15min)
Câmbio
26/05/2026 23h58 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    87 FIDCs aparecem em onda de recuperações judiciais; veja os impactos para os fundos

  • 2

    Dólar abaixo de R$ 5? Mercado divide apostas sobre futuro do câmbio em ano eleitoral

  • 3

    Ibovespa sobe com alívio global após avanço nas nеgociações entre EUA e Irã; dólar cai

  • 4

    Envelhecimento dos baby boomers cria ‘tsunami prateado’ e aquece mercado imobiliário nos EUA

  • 5

    Os motivos que fazem investidores de Wall Street temerem o IPO da SpaceX, de Elon Musk

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Desenrola Fies 2026: débitos vencidos há mais de 360 dias poderão ter descontos
Logo E-Investidor
Desenrola Fies 2026: débitos vencidos há mais de 360 dias poderão ter descontos
Imagem principal sobre o Idosos com 60 anos têm mesmo direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos com 60 anos têm mesmo direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Gás do Povo: passo a passo para consultar o vale no Atendimento Caixa ao Cidadão
Logo E-Investidor
Gás do Povo: passo a passo para consultar o vale no Atendimento Caixa ao Cidadão
Imagem principal sobre o Idosos com contas de telefone atrasadas podem renegociar dívidas, desde que se enquadrem neste caso
Logo E-Investidor
Idosos com contas de telefone atrasadas podem renegociar dívidas, desde que se enquadrem neste caso
Imagem principal sobre o Livros gratuitos pelo MEC: entenda como acessar a plataforma que permite a leitura de diferentes obras
Logo E-Investidor
Livros gratuitos pelo MEC: entenda como acessar a plataforma que permite a leitura de diferentes obras
Imagem principal sobre o Idosos têm prioridade na compra de imóveis em dois tipos de programas habitacionais
Logo E-Investidor
Idosos têm prioridade na compra de imóveis em dois tipos de programas habitacionais
Imagem principal sobre o FGTS: entenda se trabalhadores avulsos com 70 anos podem sacar o dinheiro
Logo E-Investidor
FGTS: entenda se trabalhadores avulsos com 70 anos podem sacar o dinheiro
Imagem principal sobre o Idosos de 80 anos podem ter prioridade máxima no atendimento em bancos?
Logo E-Investidor
Idosos de 80 anos podem ter prioridade máxima no atendimento em bancos?
Últimas: Tempo Real
Bitcoin hoje perde força após ataque dos EUA no Irã e cai abaixo de importante marca
Tempo Real
Bitcoin hoje perde força após ataque dos EUA no Irã e cai abaixo de importante marca

Para corretora, mercado de criptomoedas permanece “estagnado” em meio a novas incertezas no cenário geopolítico

26/05/2026 | 17h30 | Por Letícia Araújo
Bolsas da Europa fecham em queda com ceticismo sobre acordo após ataques dos EUA no Irã
Tempo Real
Bolsas da Europa fecham em queda com ceticismo sobre acordo após ataques dos EUA no Irã

Ministério das Relações Exteriores do Irã acusou Washington de violar o cessar-fogo em vigor; investidores adotam cautela

26/05/2026 | 14h39 | Por Thais Porsch
Carrefour (CRFB3) põe sede em Tamboré à venda em meio à reorganização no Brasil
Tempo Real
Carrefour (CRFB3) põe sede em Tamboré à venda em meio à reorganização no Brasil

Movimento faz parte de revisão do portfólio imobiliário e acompanha transferência de equipes para novos polos em São Paulo

26/05/2026 | 14h37 | Por Cecília Mayrink
Tesouro paga até IPCA + 7,95%, enquanto novo Reserva ganha espaço com liquidez total
Tempo Real
Tesouro paga até IPCA + 7,95%, enquanto novo Reserva ganha espaço com liquidez total

Títulos atrelados à inflação pagam prêmios elevados, enquanto novo produto sem marcação a mercado atrai investidor mais conservador

26/05/2026 | 11h23 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador