

O dólar hoje abriu a sessão com alta e, no início da manhã, na máxima do dia, a cotação chegou a R$ 6,06. Pesava sobre os mercados o novo capítulo da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. Na manhã desta quarta-feira (9), o governo chinês anunciou que vai responder à retaliação americana e aumentar as tarifas de importação sobre produtos vindos do país em 50%; agora, a alíquota total será de 84%.
O movimento é uma resposta ao presidente americano, Donald Trump, que na véspera anunciou uma sobretaxa de 50% sobre importações chinesas, elevando as tarifas dos EUA contra o país asiático a 104%. Mas, pela tarde, a guerra comercial ganhou um novo capítulo.
Trump suspendeu por 90 dias as tarifas recíprocas para aqueles países que não retaliaram os EUA. A China, que sobretaxou o país em 84%, agora terá uma alíquota de 125% com vigência imediata. O efeito foi imediato e gerou uma reviravolta no câmbio. O dólar à vista encerrou a quarta-feira com queda de 2,51%, cotado a R$ 5,8473.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O Ibovespa deu um salto de 3,12%, de volta aos 127 mil pontos, enquanto as Bolsas de NY dispararam, com altas de 12% na Nasdaq, o melhor desempenho diário desde 2001. Mostramos detalhes aqui.