

O Ibovespa futuro abriu esta sexta-feira (11) em alta de 0,43%, aos 126.995 pontos. Os investidores digerem dados da economia brasileira e a nova retaliação do governo chinês às tarifas impostas por Donald Trump.
Após a decisão do governo americano de impor uma tarifa mínima de 145% sobre todas as exportações da China, o gigante asiático anunciou nesta sexta-feira (11) que vai elevar sua tarifa retaliatória sobre as importações dos Estados Unidos, de 84% para 125%. O novo patamar entra em vigor no sábado (12).
Os ânimos nas Bolsas de Valores internacionais estão limitados. As ações europeias enfrentam perdas nesta manhã, enquanto os índices futuros das Bolsas de Nova York lutam para se manter no azul após resultados dos grandes bancos, como o balanço do JPMorgan e os números da BlackRock.
Por aqui, o avanço dos futuros de NY e das commodities hoje tendem a favorecer o principal índice da B3 hoje, que acumula queda de 3% em abril.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A agenda econômica desta sexta-feira traz também os índices de preços ao consumidor no Brasil (IPCA) e Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de fevereiro, também conhecido como prévia do Produto Interno Bruto (PIB).
Assuntos em destaque no Ibovespa futuro hoje
Como fica a operação do dólar diante do caos global?
O real pode manter alta diante da queda do dólar ante divisas de países desenvolvidos, com o índice de referência DXY do dólar caindo abaixo de 100 pontos, e emergentes no exterior. Nesta sexta-feira, o dólar abriu em queda de 0,87%, negociado a R$ 5,8475.
Commodities: minério sobe e petróleo mostra estabilidade
O petróleo mostra estabilidade depois de tombarem mais de 3% na véspera, em semana marcada por forte volatilidade em meio às incertezas da política tarifária do governo Trump. Já o minério de ferro fechou em alta de 0,71%, cotado a 708 yuans por tonelada, o equivalente a US$ 96,79 nos mercados de Dalian, na China.
Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) avançavam 1,00% no pré-mercado de Nova York, por volta das 9h08 (de Brasília). Já os ADRs da Petrobras (PETR3; PETR4) subiam 1,86% no mesmo horário.
Inflação e prévia do PIB crescem no Brasil
A inflação brasileira medida pelo IPCA fechou março com alta de 0,56%, ante uma elevação de 1,31% em fevereiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou acima da mediana das previsões de analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que apontava alta de 0,54%. O intervalo das estimativas ia de 0,46% a 0,59%.
A taxa acumulada pela inflação no ano foi de 2,04%. O IPCA acumulado em 12 meses ficou em 5,48%, também levemente acima da mediana das projeções do mercado (5,46%), que iam de 4,83% a 5,52%. Já o IBC-BR avançou 0,40% em fevereiro ante janeiro.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
Publicidade
*Com informações de Luciana Xavier e Silvana Rocha, do Broadcast