Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: Trump e suas batalhas

A operação possui validade apenas para o pregão desta terça-feira (22)

Na volta de feriado (por aqui), os índices futuros de Nova York sobem, mas ainda em recuperação parcial após as quedas de mais de 2% ontem, causadas por novas críticas de Donald Trump ao presidente do Fed, Jerome Powell, e pressões para corte de juros –alimentando as tensões sobre a independência do banco central da maior economia do mundo, em meio a um contexto de incertezas relacionadas à guerra comercial e sua escalada.

Em outros mercados, o dólar opera em alta ante a maioria das moedas, os rendimentos dos Treasuries avançam e o ouro superou pela primeira vez os US$ 3,5 mil. Entre as principais commodities, os contratos futuros do petróleo operam em alta de mais de 1%, apesar dos avanços nas conversas entre Washington e Irã e as preocupações com os efeitos de tarifas no crescimento da economia mundial, enquanto os preços futuros do minério de ferro subiram 0,21% na madrugada em Dalian, aos US$ 97,38 por tonelada.

É provável que os ativos domésticos abram a sessão desta terça-feira em baixa, refletindo as fortes perdas de ontem. Como atenuante, porém, além de uma recuperação no exterior e o avanço das commodities, a notícia de que a audiência com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a isenção do IR foi adiada para 14 de maio pode apaziguar os ânimos dos investidores.

Agenda econômica

Brasil

O IPCA -15 de março é o destaque da semana e sai na sexta-feira.Hoje será conhecido o boletim Focus (8h20), além dos dados semanais da balança comercial (15h). Entre os eventos do dia, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, tem audiência na CAE do Senado (10h), o Ministro da Fazenda reúne-se com superintendente da Susep (9h) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o presidente do Chile, Gabriel Boric (10h) e ambos participam do encerramento de fórum de empresários dos dois países (18h).

EUA

Hoje o FMI divulga relatório sobre as perspectivas econômicas (10h), durante as Reuniões de Primavera em Washington. Além disso, cinco dirigentes do Fed participam de eventos: Philip Jefferson, vice-presidente (10h), Patrick Harker, da Filadélfia (10h30), Neel Kashkari, de Minneapolis (14h40), Tom Barkin, de Richmond (15h30) e a diretora Adriana Kugler (19h). Amanhã estão previstos os PMIs e o Livro Bege do Fed. Finalmente, na sexta-feira, sairá o índice de sentimento do consumidor e as expectativas de inflação.

Europa

Na quarta-feira estão previstos os PMIs da Alemanha e da Zona do Euro.

China

No próximo sábado, será conhecido o lucro industrial.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?

Publicidade

Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail