

A XP (XPBR31) comunicou aos clientes nesta quinta-feira (24) que uma base de dados hospedada em um fornecedor externo da instituição financeira teve um “acesso não autorizado”. Desta forma, usuários foram vítimas de vazamento de dados, como nome, telefone, e-mail, data de nascimento, CEP, estado civil, cargo e nacionalidade, além de informações sobre se haviam produtos financeiros contratados, número da conta na XP e saldo no mês passado. A empresa diz que o acesso ocorreu no dia 22 de março.
Procurada pela reportagem, a XP Investimentos diz que os recursos dos clientes e da própria instituição estão “seguros, protegidos e não sofreram qualquer tipo de impacto, inexistindo vazamento de senhas, assinaturas eletrônicas, token, credenciais de acessos ou qualquer dado que permita realizar transações financeiras”. “Nenhuma conta de cliente, seus recursos ou sistema interno da XP foram comprometidos. Os clientes podem continuar a operar com total segurança. Não foram afetados os sistemas da XP e de qualquer empresa do grupo XP, bem como suas operações.”
Ainda assim, a instituição fez um alerta para possíveis tentativas de golpes por criminosos que eventualmente obtenham esses dados pessoais. “Desconfie de ligações telefônicas em nome da XP sobre procedimentos de segurança e reconhecimento de compras ou transações e nunca altere ou realize qualquer ação no aplicativo sob orientação de qualquer contato telefônico”, disse a XP, no texto enviado aos clientes.
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A corretora também afirma ter todas as medidas adicionais de segurança digital para solucionar o incidente de “acesso não autorizado” aos dados dos clientes, com o consequente bloqueio e atuação na prevenção a fraudes, e ter informado os reguladores e as autoridades competentes.
De acordo com as últimas informações financeiras da XP, do quarto trimestre de 2024, a empresa tinha 4,7 milhões de clientes ativos.