

O show da Lady Gaga na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, está marcado para o dia 3 de maio de 2025. Apesar da apresentação ser gratuita, os fás que pretendem curtir o espetáculo precisarão bancar uma série de gastos que, se não forem bem planejados, podem acabar pesando no bolso. Isso vale tanto para os cariocas, quanto para quem vai viajar para o Rio.
No dia do show, o principal cuidado financeiro envolve as decisões tomadas no calor do momento. Segundo Wanessa Guimarães, Planejadora Financeira CFP®, a adrenalina e o clima de euforia fazem o público esquecer que, depois do evento, a fatura chega. Por isso, o planejamento financeiro realizado com antecedência é fundamental.
Nesta reportagem, o E-Investidor lista cinco dicas dadas por especialistas sobre como economizar para assistir a Lady Gaga em 2025 –mas que valem também para outras futuras viagens para shows.
5 dicas para economizar no show da Lady Gaga no Rio
Compre passagens e reserve hospedagem com antecedência
No caso de quem vai viajar para o Rio, comprar passagens aéreas ou de ônibus e reservar hospedagem com o máximo de antecedência é a forma mais eficaz de encontrar preços promocionais, aponta Guimarães.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A demanda por voos e hotéis costuma disparar à medida que o evento se aproxima. Segundo análise do buscador de voos Kayak, as procuras por passagens aéreas para o Rio de Janeiro aumentaram, em média, 49% desde o anúncio oficial do show, que aconteceu em 21 de fevereiro.
O estudo reuniu buscas realizadas entre 21 de fevereiro e 6 de abril e levou em consideração as saídas de todos os aeroportos do Brasil com destino à capital fluminense. Para as datas de viagem, o período analisado foi de 2 a 5 de maio – fim de semana do show gratuito – comparado com o fim de semana anterior a esse, dos dias 25 a 28 de abril.
Os preços médios das passagens aéreas tiveram aumento de 41% para viajar no final de semana em que a cantora estará em terras brasileiras, custando em média R$ 1.186 para voos de ida e volta em classe econômica. Para voos do dia 25 e 28 de abril, o preço médio no Kayak é de R$ 843.
Diante desse cenário, a planejadora financeira recomenda evitar, se possível, viajar nos dias de pico (véspera e dia seguinte ao show).
Compartilhe as despesas
Dividir hospedagem com outras pessoas pode reduzir os custos para quem precisar passar pelo menos uma noite no Rio. Aplicativos de aluguel por temporada também costumam ser mais econômicos que hotéis, especialmente quando se está com um grupo de pessoas.
Publicidade
“Para hospedagem, opte por hostels, pousadas ou aluguel de quartos por temporada em plataformas como o Airbnb. Prefira bairros mais afastados do centro ou das áreas turísticas, onde os preços costumam ser menores”, recomenda Léo Morel, professor de MBAs da Fundação Getulio Vargas-Rio (FGV-Rio).
Leve comidas e bebidas de casa e use o transporte local
Comprar comidas ou bebidas no local do evento pode custar caro, já que, na maioria das vezes, os produtos saem por um preço superfaturado. Para evitar esses gastos e restaurantes, bares ou bancas próximas à praia, considere levar lanches práticos e garrafas de água de casa. Se possível, também faça uma refeição e se hidrate antes de ir ao show, já que isso diminui o risco de passar mal no meio da aglomeração.
Em relação à locomoção, segundo Morel, o transporte público do Rio de Janeiro é a melhor opção. Vale lembrar que os arredores do evento muito provavelmente estarão com o trânsito mais intenso, o que pode encarecer as corridas de táxi ou aplicativos de transporte privado.
No dia do show, o MetrôRio terá operação especial durante toda a madrugada para quem chega e sai de Copacabana. Para chegar até o local, o MetrôRio recomenda que o público desembarque na estação Siqueira Campos, que está a apenas cinco minutos de distância a pé da praia.
Para ir embora, as estações Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Cantagalo irão funcionar das 5h de sábado até as 23h de domingo (Operação 24h). As demais estações encerram o embarque meia-noite e ficarão disponíveis apenas para desembarque – veja detalhes sobre a operação especial do MetrôRio nesta página.
Defina o seu orçamento total
Estipule um valor máximo para gastar durante toda a viagem e no próprio dia do show. Defina seu orçamento pessoal total para calcular quais são os seus limites para curtir o momento sem que as finanças pesem demais nos dias ou meses seguintes.
Publicidade
Guimarães acrescenta, ainda, que é importante ter uma margem de dinheiro a ser utilizada em gastos inesperados. “Imprevistos acontecem: chuva, transporte cancelado, atraso de amigos. Ter uma pequena reserva (inclusive digital, via Pix) evita ter que recorrer a empréstimos ou pedir dinheiro emprestado em emergências”, diz a planejadora financeira.
Redobre a segurança financeira
Evite carregar grandes valores em dinheiro e verifique qual é o limite dos cartões que irá levar. Além disso, é recomendável desativar o pagamento por aproximação, uma vez que a funcionalidade o torna mais suscetível a golpes.
Especialistas em segurança alertam que deixar o cartão solto no bolso da roupa ou na bolsa torna o meio de pagamentos mais exposto e isso facilita que o golpista se aproxime com alguma maquininha, por exemplo, e, de forma discreta, faça uma cobrança sem que a vítima perceba.
Tome cuidado também para não entrar no crédito rotativo. Pequenas compras em cartão de crédito podem virar uma bola de neve se não houver planejamento. Se for usar o cartão, tenha clareza de quando e como vai quitar.
Segundo Guimarães, é recomendável utilizar carteiras digitais com autenticação de segurança e sempre se manter atento ao ambiente ao redor.
Publicidade
Vivenciar eventos de grande porte como o show da Lady Gaga no Rio em 2025 pode ser uma experiência inesquecível. Com um bom planejamento financeiro, é possível aproveitá-lo ao máximo sem que pese demais nas suas economias.