Veja detalhes sobre a operação e cotação do dólar hoje. (Foto: Adobe Stock)
O dólar hoje abriu a sessão desta quarta-feira (30) com queda, mas não conseguiu manter a tendência e interrompeu a sequência de oito pregões consecutivos de desvalorização ante o real. Assim, a moeda americana encerrou o dia com alta de 0,82%, a R$ 5,6766. O fechamento da taxa Ptax de abril trouxe volatilidade ao mercado de câmbio, com pressão de investidores comprados em contratos cambiais, ou seja, que apostaram na valorização da moeda americana, após a série de quedas acima de 4% vista nos últimos dias.
Lá fora, dados recentes dos Estados Unidos – incluindo a criação de apenas 62 mil vagas privadas em abril segundo a ADP, muito aquém das projeções, e a contração anualizada de 0,3% do PIB no primeiro trimestre –u3 alimentou temores de desaceleração mais ampla da economia americana. Isso minou parte do apetite a risco que vinha impulsionando o mercado brasileiro, tanto na Bolsa, quanto no câmbio, nos últimos dias. O Ibovespa também interrompeu a sequência de 7 altas consecutivas, caindo 0,02% no pregão.
“No plano político, as críticas do presidente Donald Trump ao Fed e ao governo anterior, bem como as declarações de Xi Jinping sobre a urgência de inovar diante das tarifas norte-americanas, ampliam o ruído sobre cenários de comércio global e política monetária, contribuindo para que o dólar mantenha força mesmo diante de indicadores locais mais favoráveis”, destaca Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad.