Veja quem entra no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda. Foto: Adobe Stock
A Receita Federal abre, a partir das 10 horas desta sexta-feira (23), a consulta ao primeiro lote de restituição doImposto de Renda 2025. Ao todo, serão distribuídos R$ 11 bilhões para 6.257.108 contribuintes. Segundo o órgão, essa é a maior restituição da história. O pagamento ocorrerá no dia 30 de maio.
Abaixo, confira quem deve receber o primeiro lote de restituição:
240.081 idosos acima de 80 anos
2.346.445 idosos entre 60 e 79 anos
199.338 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
1.096.168 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
2.375.076 restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida e, ao mesmo tempo, optado por receber a restituição via Pix.
De acordo com a Receita, a definição do montante pago no lote como o maior valor da história é em alusão ao Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, comemorado em 25 de maio. No ano passado, o primeiro lote de restituição do IR somou R$ 9,5 bilhões, sendo o maior lote de restituição já pago até então.
Como consultar a restituição do IR?
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte também pode retificar o documento, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
Novo grupo prioritário do IR
Neste ano, a Receita Federal informou que um novo grupo terá prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda. Quem usou simultaneamente a declaração pré-preenchida e optou pelo recebimento da restituição via Pix também terá preferência. Veja como fica agora a ordem:
Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
Idosos acima de 60 anos, deficientes ou portadores de moléstia grave;
Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
Contribuintes sem prioridade legal, mas que optaram por receber a restituição via Pix e utilizaram a declaração pré-preenchida simultaneamente;
Contribuintes sem prioridade legal, mas que optaram por receber a restituição via Pix ou utilizaram a declaração pré-preenchida.
Se ocorrer empate em algum dos critérios, a Receita concede preferência a quem entregou a declaração doImposto de Renda 2025 primeiro. Os contribuintes que caem na malha fina, no entanto, vão para o final da fila de prioridade e só podem acessar os valores após corrigir as pendências com o Fisco.
A consulta a cada lote será liberada uma semana antes da data de pagamento
Problemas com a restituição
A Receita realiza o pagamento de restituições apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte. Dessa forma, as rotinas de segurança impedem o pagamento caso ocorra erro nos dados bancários informados ou algum problema na conta de destino do valor.
Para ajudar o contribuinte, a Receita oferece o serviço de reagendamento da restituição no Banco do Brasil pelo prazo de até 1 ano da primeira tentativa de crédito. Com isso, o contribuinte poderá corrigir os dados bancários para uma conta de sua titularidade pelo portal BB, acessando o endereço o site da instituição ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Ao utilizar esse serviço, o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Depois, precisa aguardar nova tentativa de crédito.
Caso a pessoa não resgate o valor de sua restituição do Imposto de Renda no prazo de 1 ano, deverá requerê-lo pelo portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”. Dentro dele, basta ir em “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.