Pagamento do décimo terceiro salário do INSS deve injetar R$ 73,3 bilhões na economia. (Imagem: Daniel em Adobe Stock)
A segunda parcela do pagamento do décimo terceiro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2025 está disponível a beneficiários que recebem até um salário mínimo a partir desta segunda-feira (26). Os repasses serão feitos de forma escalonada, conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS), até 6 de junho.
Ao todo, cerca de 34,2 milhões de pessoas estão sendo beneficiadas com a medida, com previsão de injetar R$ 73,3 bilhões na economia. Nos últimos anos, o pagamento foi adiantado para aposentados e pensionistas, uma estratégia adotada pelo governo federal desde 2020 com o objetivo de estimular a economia.
O 13º do INSS foi programado para ser pago em duas parcelas, com base no dígito final do NIS e na renda do beneficiário. Quem ganha apenas o salário mínimo começa a receber antes de quem recebe mais do que ele.
A primeira parcela foi paga de 24 de abril a 8 de maio. Já a segunda parcela se inicia nesta segunda-feira, com a beneficiários de NIS final 1– confira as datas do calendário do INSS na tabela abaixo.
A maioria dos aposentados e pensionistas receberão 50% do décimo terceiro na primeira parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente.
Calendário de pagamentos do 13º salário do INSS
Como consultar o benefício?
Desde 16 de abril, a consulta do décimo terceiro pode ser feita no aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, ou no site gov.br/meuinss. Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do décimo terceiro do INSS pelo telefone 135. Nesse caso, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
*Com informações de Wellton Máximo, da Agência Brasil