

O mercado de SUVs no Brasil acaba de ganhar um novo concorrente com a chegada do Volkswagen Tera, um modelo que combina tecnologia de ponta com uma proposta de valor mais acessível.
Publicidade
O mercado de SUVs no Brasil acaba de ganhar um novo concorrente com a chegada do Volkswagen Tera, um modelo que combina tecnologia de ponta com uma proposta de valor mais acessível.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Com estreia marcada por uma novidade inédita: a introdução da Inteligência Artificial Otto. O Tera é voltado tanto para quem busca um carro de entrada no segmento quanto para consumidores interessados em versões mais sofisticadas.
Segundo o site oficial da Volkswagen, o Tera é fabricado em Taubaté (SP) e faz parte da ambiciosa estratégia da montadora de lançar 17 veículos até 2028. O SUV, derivado da mesma plataforma do Polo, será exportado para mais de 20 países na América Latina e África.
Publicidade
O Tera conta, em sua configuração padrão, com seis airbags, sistema de controle para estabilidade e aderência ao solo, além de frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestres — um recurso pioneiro entre utilitários esportivos compactos com câmbio manual. Também está disponível, como extra, um conjunto de tecnologias de auxílio à direção (ADAS).
Com visual robusto e linhas modernas, o design do Tera foi liderado por José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen América do Sul. O modelo oferece ainda faróis full LED, rodas de até 17” e novas cores metálicas, como azul Ártico e vermelho Hypernova.
Equipado com motores 1.0 MPI (84 cv) ou 1.0 TSI (116 cv), o SUV oferece transmissão manual ou automática de seis marchas, e já mira também mercados internacionais com sua proposta de inovação e custo-benefício.
Uma das grandes apostas do Tera é a presença de Otto, primeira Inteligência Artificial criada pela Volkswagen no país. Desenvolvido em conjunto com a Accenture Brasil e a equipe da VW Tech, o assistente virtual é ativado por comando de voz com a frase “Fala, Otto!” e integra o app Meu VW 2.0 e o sistema VW Play Connect.
A IA promete facilitar a vida do motorista ao oferecer informações sobre manutenção, saúde do carro, autonomia e até busca na internet. Inicialmente, estará disponível mediante assinatura nas versões Comfort e High a partir do segundo semestre de 2025.
De acordo com o Jornal do Carro, do Estadão, os preços sugeridos do Tera partem de R$ 99.990. Abaixo, veja o detalhamento por versão:
Entretanto, vale mencionar que os valores podem alterar de acordo com a região ou loja que o veículo for adquirido. “Os preços públicos sugeridos estão em reais (R$). Cada concessionária tem a liberdade de praticar o seu preço específico. Consulte a concessionária de sua preferência para mais informações”, afirma a Volkswagen.
Publicidade
Apesar de oferecer recursos avançados, o Tera se posiciona como uma alternativa mais acessível frente a rivais diretos como o Renault Kardian, que parte de R$ 112.690 e chega a R$ 145.990, e o Fiat Pulse, cujas versões atuais variam de R$ 116.990 a R$ 152.990. Os valores também foram divulgados pelo Jornal do Carro.
Com a chegada do Tera, a Volkswagen reforça sua presença entre os SUVs no Brasil, entregando um carro com inteligência artificial, design nacional e preço competitivo.
Colaborou: Victória Gabriella.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador