• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

3 motivos por que todo investidor deveria investir lá fora, segundo XP e JP Morgan

Diversificação internacional pode valer também para investidores iniciantes ou com pouco patrimônio

Por Luíza Lanza

16/06/2025 | 17:45 Atualização: 16/06/2025 | 17:45

Os principais assuntos do mercado financeiro  e Ibovespa hoje (Foto: Adobe Stock)
Os principais assuntos do mercado financeiro e Ibovespa hoje (Foto: Adobe Stock)

“Home Bias“. Esse é um termo utilizado no mercado de investimentos para se referir ao viés do investidor de preferir investimentos de seu próprio país em relação a outras praças – e nisso o brasileiro é bom. Juros altos, familiaridade com os ativos locais e a segurança de investir na moeda que já conhece.

Leia mais:
  • O pilar da estratégia da gestão de fortunas da XP agora chega ao investidor do varejo
  • Conflito entre Israel e Irã deve redirecionar fluxo de capital para ativos seguros, diz Thiago de Aragão
  • CVC hoje paga dívida com tranquilidade e está pronta para antecipar pagamentos, diz CEO
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mas manter a carteira concentrada apenas em ativos domésticos, todos interligados aos riscos do Brasil, não é a recomendação dos especialistas. A diversificação internacional pode valer para todo o tipo de investidor, incluindo aqueles iniciantes ou com pouco patrimônio. E independentemente do cenário e do momento do mercado, defenderam Isabella Nunes, diretora executiva na J.P Morgan Asset Management, e Rachel de Sá, estrategista de investimentos na XP, na Fin4She Summit, evento realizado em São Paulo nesta segunda-feira (16).

Nos últimos meses, as bolsas de valores globais viveram dias de muita volatilidade. Em abril, com o a anúncio de pacote de tarifas recíprocas de Donald Trump nos Estados Unidos, os mercados acionários americanos chegaram a cair quase 20%. E já recuperaram boa parte.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Picos de incerteza só reforçam o quão importante é ter a carteira diversificada. Hoje estamos falando de um risco institucional que vem dos EUA, mas que amanhã pode ser no Brasil”, destacou Rachel de Sá. No painel “Diversificação global: como proteger e rentabilizar seu portfólio em cenários voláteis”, as executivas deram alguns motivos para o investidor olhar para fora.

Por que investir no exterior?

Brasil é só um pedaço do mercado global

A alta taxa de juros do Brasil é o que leva muitos investidores brasileiros a serem “rentistas”. O cenário atual ilustra isso bem: a taxa Selic está em 14,75% ao ano, permitindo um retorno acima de 1% ao mês em ativos conservadores como o Tesouro Selic. “O CDI (Certificado de Depósito Interbancário, principal parâmetro de rendimento de investimentos) é o meu maior competidor”, disse Nunes.

A diretora do JP Morgan disse que em dez anos, o retorno nominal do CDI superou os 140%, mas, se descontar a inflação acumulada pelo período, o retorno real cai para quase 40%. Se o investidor descontar a variação do câmbio, ou seja quanto o real se desvalorizou contra o dólar na década, o retorno cai para 4%. “No JP usamos a regra 3, 2, 1. O Brasil é apenas 3% do Produto Interno Bruto (PIB) global, só 2% da renda fixa global e apenas 1% da renda variável mundial. Faz sentido investir 99% do portfólio no Brasil?”, questionou.

Variação do dólar impacta diretamente o bolso

E a desvalorização do real frente ao dólar não impacta apenas os investimentos. Um estudo recente pelo time de economia da XP Investimentos tentou mapear o peso das variações cambiais nos itens que compõem o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o indicador oficial de inflação do Brasil. Ao menos 40% deles vê os preços aumentarem quando o dólar sobe.

“A cada 10% de variação do câmbio, pagamos mais 8% em eletrônicos, eletrodomésticos, mas principalmente alimentos. O primeiro lugar onde a gente sente é na comida”, afirmou Rachel da Sá, da XP. “Além do ganho na diversificação nos investimentos, você também está protegendo o seu poder de compra.”

Bolsa brasileira fora das grandes teses mundiais

Além de representar uma fatia muito pequena da economia mundial, o investidor brasileiro não consegue acessar as grandes teses de investimento que têm despontado nas empresas globais. Inteligência artificial, biotecnologia e saúde. Comprando apenas ações na B3, o acionista vai ficar de fora desses segmentos.

“Dentro do JP temos falado muito da diversificação além dos EUA, mas, para o investidor brasileiro que está começando. Os temas seculares que vão movimentar o mercado nos próximos anos, dificilmente são empresas brasileiras; muitas vezes são as americanas que estão se beneficiando ou construindo essas teses”, reforçou Isabella Nunes, do JP Morgan.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Certificados de Depósitos Interbancários (CDI)
  • Conteúdo E-Investidor
  • Diversificação
  • Dolar
  • Investimentos
Cotações
16/09/2025 15h49 (delay 15min)
Câmbio
16/09/2025 15h49 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: a partir de qual valor é preciso declarar?

  • 2

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 3

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 4

    Eleições 2024: qual é o valor da multa para quem não votar, nem justificar?

  • 5

    24 ações baratas para ganhar dividendos entre 6% e 22%

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quanto custa comer nas 6 pizzarias brasileiras entre as melhores do mundo?
Logo E-Investidor
Quanto custa comer nas 6 pizzarias brasileiras entre as melhores do mundo?
Imagem principal sobre o Quem são as mulheres mais ricas do Brasil? Veja top 10
Logo E-Investidor
Quem são as mulheres mais ricas do Brasil? Veja top 10
Imagem principal sobre o Quem são os 6 jogadores de tênis mais bem pagos do mundo? Veja ranking
Logo E-Investidor
Quem são os 6 jogadores de tênis mais bem pagos do mundo? Veja ranking
Imagem principal sobre o Empresa de mudanças compensa o gasto? 4 perguntas para descobrir
Logo E-Investidor
Empresa de mudanças compensa o gasto? 4 perguntas para descobrir
Imagem principal sobre o 'Nazaré Confusa': B3 e Tesouro usam meme com Renata Sorrah para popularizar investimento
Logo E-Investidor
'Nazaré Confusa': B3 e Tesouro usam meme com Renata Sorrah para popularizar investimento
Imagem principal sobre o BPC: como evitar o bloqueio do benefício com a nova exigência do governo
Logo E-Investidor
BPC: como evitar o bloqueio do benefício com a nova exigência do governo
Imagem principal sobre o Quanto custa recuperar um carro apreendido no Detran-RS?
Logo E-Investidor
Quanto custa recuperar um carro apreendido no Detran-RS?
Imagem principal sobre o Salário mínimo de R$ 1.518 é suficiente? Para Dieese, valor ideal seria quase 5 vezes maior
Logo E-Investidor
Salário mínimo de R$ 1.518 é suficiente? Para Dieese, valor ideal seria quase 5 vezes maior
Últimas: Investimentos
ETFs ativos no Brasil? Regulação pode ficar para 2027, segundo a CVM
Investimentos
ETFs ativos no Brasil? Regulação pode ficar para 2027, segundo a CVM

Regulador quer permitir novos tipos de ETFs por aqui, mas, operando com equipes enxutas, pode se ver obrigado a escolher prioridades de 2026; nesse caso, atualização na norma pode ficar de fora

16/09/2025 | 14h45 | Por Luíza Lanza
Grok revela as ações recomendadas para comprar em setembro; veja quais
Investimentos
Grok revela as ações recomendadas para comprar em setembro; veja quais

Inteligência artificial do X (antigo Twitter) aponta ações de empresas que podem gerar crescimento, dividendos e resiliência

15/09/2025 | 21h09 | Por Raphael Leites
Quanto custa comprar 100 ações da Eletrobras (ELET3)?
Investimentos
Quanto custa comprar 100 ações da Eletrobras (ELET3)?

É fundamental monitorar o preço das ações para planejar a quantidade que se pode adquirir dentro do orçamento disponível

15/09/2025 | 20h03 | Por Raphael Leites
BlackRock lança 29 novos ETFs Globais na Bolsa e amplia acesso a ativos internacionais para brasileiros
Investimentos
BlackRock lança 29 novos ETFs Globais na Bolsa e amplia acesso a ativos internacionais para brasileiros

Do total de produtos, 28 fundos são de renda variável e apenas um de renda fixa; conheça a estratégia de investimento

15/09/2025 | 14h46 | Por Daniel Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador