Evite esses erros na aposentadoria. Foto: Adobe Stock
Planejar a aposentadoria é um desafio. Especialistas financeiros indicam começar o planejamento de 5 a 10 anos antes, mas, no fim das contas, eles reforçam que quanto mais cedo, melhor será a vida financeira. A nova leva de aposentadoria chega com os baby boomers.
Nascidos entre 1946 e 1964, são 6 os erros mais comuns cometidos por esse grupo na hora de se aposentar. Confira quais são esses e como evitar.
1. Saques do imposto de renda
Muitos aposentados não verificam seus saques de imposto de renda. É preciso conferir esses valores para se planejar na aposentadoria.
2. Menosprezar as estratégias tributárias
“Muitos aposentados passaram décadas tentando adiar os impostos o máximo possível. Mas, ao se aposentar, sua estratégia ideal pode muito bem ser priorizar os saques do IRA e pagar alguns impostos de propósito.”, explica Matt Hylland, planejador financeiro da Arnold and Mote Wealth Management, para o portal Go Banking Rates.
3. Investimentos muito conservadores
Muitas pessoas têm medo de investir e, quando decidem, acabam optam por investimentos conservadores, mas só a poupança não é suficiente para te manter durante toda a aposentadoria.
4. Não estudar sobre benefícios sociais
As economias na aposentadoria são importantes, mas os aposentados não precisam depender 100% delas. O Governo Federal oferece benefícios sociais, antes de se aposentar, estude sobre essas possibilidades.
5. Mais anos aposentado do que o planejado
Conforme o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro é, em média, 76 anos. Nos últimos anos, esse número vem aumentando cada vez mais. Na hora de planejar a aposentadoria, muitos não consideram a longevidade, deixando renda apenas para poucos anos como aposentado.
6. Ignorar ativos geradores de renda
Por fim, um dos maiores erros que os baby boomers cometem na hora de planejar a aposentadoria é ignorar os ativos geradores de renda. Desse tipo, os mais conhecidos são: ações que pagam dividendos, fundos do mercado monetário e títulos.