
Ouça aqui a abertura de mercado no Spotify
Antes do relatório oficial de emprego nos Estados Unidos, cuja divulgação será antecipada em função do feriado por lá amanhã (4), os investidores evitam alterar substancialmente suas estratégias em relação aos ativos de risco e, o que se vê, são bolsas rondando a estabilidade em ambos os lados do Atlântico – importa dizer ainda que será uma sessão de liquidez bastante restrita, já que as negociações de ações em Nova York devem se encerram mais cedo (13h no horário local).
Como direcionadores adicionais, os Republicanos superaram um obstáculo importante na Câmara para avançar com o projeto de lei fiscal e orçamentária do presidente americano Donald Trump e a votação final pode ocorrer ainda hoje.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para além das bolsas, o dólar segue praticamente inalterado frente aos seus pares, os rendimento dos Treasuries recuam, os contratos futuros do petróleo caem, após seu maior ganho em quase duas semanas, enquanto os preços futuros do minério de ferro subiram 2,45% na madrugada em Dalian, na China, aos US$ 102,28 por tonelada, ainda com investidores de olho nas promessas de medidas do país contra o excesso de capacidade por lá.
Essa conjuntura no exterior deveria impulsionar os ativos locais hoje, especialmente se considerarmos a ausência de maiores direcionadores domésticos para a sessão.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Agenda econômica
Brasil
Os índices de gerentes de compras (PMIs) serão publicados ainda pela manhã (10h), seguidos pelas vendas de veículos (11h30). Na agenda de eventos, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e vários diretores reúnem-se com representantes da Associação Brasileira de Bancos (10h) e o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reúne-se com os Ministros das finanças da Rússia (15h) e da China (17h), no Rio de Janeiro, onde deve se juntar, no domingo e segunda-feira, à comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cúpula de líderes dos Brics.
EUA
Destaque total para o payroll (9h30), que deve mostrar a criação de 110 mil postos em junho, após 139 mil empregos criados no mês anterior. Além disso, estão previstos os dados da balança comercial em maio e os pedidos semanais de auxílio-desemprego. Também são esperados os índices de gerentes de compras (PMIs) composto e de serviços da S&P Global (10h45) e o PMI de serviços do ISM (11h), enquanto, entre os eventos, o presidente do Fed, o banco central americano, de Atlanta, Raphael Bostic, participa de evento na Alemanha.
Europa
O índice de gerentes de compras (PMI) de serviços da zona do euro subiu de 49,7 em maio para 50,5 em junho, atingindo o maior nível em três meses, superando a estimativa preliminar e o consenso, de 50 em ambos os casos.
China
O índice de gerentes de compras (PMI) composto subiu de 49,6 em maio para 51,3 em junho. Já o PMI de serviços cedeu de 51,1 em maio para 50,6 em junho e, neste caso, a projeção era de 51,2.
Publicidade