O ibovespa é o principal índice da B3 (Foto: Adobe Stock)
OIbovespa futuro abriu esta segunda-feira (14) em queda de 0,14%, aos 137.440 pontos. As atenções do mercado estão na prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e no boletim Focus. No cenário internacional, investidores seguem atentos às tarifas dos Estados Unidos.
As bolsas de valores internacionais abriram a semana em baixa, digerindo o clima de cautela no mercado financeiro. As bolsas europeias são penalizadas pelas tarifas de 30% impostas pela ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, ao bloco do continente.
Por aqui, o principal índice da B3 pode ficar na defensiva nesta segunda-feira diante das incertezas trazidas pelastarifas de 50% dos EUA à importação de produtos brasileiros e da cautela global. Por outro lado, a alta do petróleo (1,00%) e do minério de ferro (0,26%) podem amenizar a pressão.
No Brasil, o focofica com a regulamentação da chamada Lei da Reciprocidade, que deve ser publicada até terça-feira (15). Aprovada pelo Congresso Nacional, a lei autoriza o Brasil a adotar medidas tarifárias e não tarifárias contra países que impuserem barreiras às exportações brasileiras, como é o caso dos EUA.
Lá fora, a agenda econômica desta semana traz como destaque para os índices de preços ao consumidor de Estados Unidos, Reino Unido e zona do euro, além do início da temporada de balanços americanos.
Os principais assuntos que movem o Ibovespa futuro hoje
Mercado de câmbio indica alta do dólar
O dólar hoje abriu em alta de 0,38%, negociado a R$ 5,5688. O mercado de câmbio deve se ajustar à alta do dólar frente várias divisas emergentes, como peso mexicano, após o presidente Donald Trump anunciar ameaças de tarifas de 30% sobre México e União Europeia a partir de 1º de agosto, se os dois países não fecharem acordos com Washington.
IBC-Br: prévia do PIB recua em maio
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) caiu 0,74% em maio, na comparação com abril e na série com ajuste sazonal, informou a autarquia nesta segunda-feira. O resultado ficou abaixo do piso da pesquisa Projeções Broadcast, de queda de 0,50%. A mediana indicava baixa de 0,02%, e o teto, alta de 0,54%.
Boletim Focus: expectativa para inflação em 2025 cai novamente
O boletim Focus do Banco Central (BC) atualizou, nesta segunda-feira (14), as previsões para os principais indicadores econômicos, incluindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e taxa Selic.
As projeções da inflação brasileira em 2025 tiveram novo recuo, pela sétima semana seguida, passando de 5,18% a 5,17%, mas ainda acima da meta (4,50%). As apostas do boletim Focus para a Selic no fim de 2025 seguem em 15% – veja aqui as previsões da economia para os próximos anos.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações de Luciana Xavier e Silvana Rocha, do Broadcast