
Ouça aqui a abertura de mercado no Spotify
A semana começa ainda em meio a dúvidas e preocupações entre os investidores mundo afora, o que se reflete nas oscilações contidas e vacilantes na maioria dos mercados acionários – agora cedo os índices futuros de Nova York registram ganhos moderados, enquanto a maioria das bolsas europeias está em queda.
Em outros mercados, o dólar tem a segunda baixa seguida frente às demais moedas, os rendimentos dos Treasuries (títulos de dívida emitidos pelo governo norte americano) caem, os contratos futuros do petróleo seguem a trajetória de leve queda da sessão anterior, com a guerra comercial e cortes de energia da Rússia em foco.
- Calendário econômico: prévia da inflação do Brasil e discurso do presidente do Fed marcam semana; veja o que acompanhar
Enquanto isso, os preços futuros do minério de ferro subiram 2,08% na madrugada em Dalian, aos US$ 112,70 por tonelada, diante dos planos da China para a construção de uma enorme barragem no Tibet, reforçando a perspectiva de demanda pela commodity (produtos primário) nos próximos anos.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Mais uma vez, fatores locais devem fazer com que o comportamento dos ativos domésticos tenha dinâmica apartada das negociações internacionais, especialmente após a escalada das tensões com os Estados Unidos – alternativamente, em função do bom desempenho das principais commodities e da esperada valorização do dólar, as ações de empresas exportadoras podem ser uma alternativa para muitos investidores hoje (21).
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Agenda econômica
Brasil
O boletim Focus é o único destaque entre os indicadores hoje (8h25). Na agenda de eventos, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concede entrevista (8h30) e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa em Santiago da reunião “Democracia Sempre”, organizada por Gabriel Boric (10h30), com declaração conjunta à imprensa (13h30).
Amanhã, será publicado o Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias de junho, enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de julho e os dados de transações correntes de junho também estão previstos na sexta-feira (25).
EUA
O presidente do banco central americano Fed, Jerome Powell, participa de evento amanhã. Entre os indicadores, estão previstas as prévias de julho dos Índices de Gerentes de Compras (PMIs), na quinta-feira (24), e as encomendas de bens duráveis, na sexta-feira.
Europa
O Banco Central Europeu (BCE) divulga decisão de juros na quinta-feira, seguida de entrevista da presidente da instituição, Christine Lagarde.
China
O Banco do Povo (PBoC) manteve as taxas de juros de referência inalteradas. A taxa básica de juros para empréstimos (LPR) de 1 ano permaneceu em 3%, e a taxa de 5 anos ficou em 3,5%.
Publicidade