Sucos de laranja, polpa de laranja e castanha-do-pará são os produtos agrícolas que não estarão sujeitos à tarifa de 50% contra o Brasil anunciada na tarde de hoje (30) pela Casa Branca. Havia expectativa de que o café e a carne bovina também pudessem ser incluídos na lista de exceções, o que não ocorreu. A tarifa entra em vigor daqui a sete dias, de acordo com o comunicado do governo dos Estados Unidos. Produtos que forem embarcados dentro desse período não estarão sujeitos à taxação.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
No comunicado, o presidente americano Donald Trump justificou a medida alegando que recentes políticas, práticas e ações do governo do Brasil “ameaçam a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos”.
” Membros do governo do Brasil tomaram medidas que interferem na economia dos Estados Unidos, infringem os direitos de livre expressão das pessoas nos Estados Unidos, violam os direitos humanos e minam o interesse que os Estados Unidos têm em proteger seus cidadãos e empresas”, afirmou Trump. “Além disso, membros do governo do Brasil estão perseguindo politicamente um ex-presidente do Brasil, o que está contribuindo para a deliberada quebra do Estado de Direito no Brasil, para intimidações politicamente motivadas naquele país e para abusos de direitos humanos.”