Fachada da Petrobras (PERT3;PERT4) (Foto: Adobe Stock)
O Conselho de Administração da Petrobras (PETR3; PETR4) aprovou, em reunião realizada na quinta-feira (7), no âmbito dos elementos do Plano Estratégico da companhia, a inclusão do posicionamento da estatal em Distribuição nos segmentos de Refino, Transporte e Comercialização (RTC), Gás e Energia (G&E) e Baixo Carbono.
Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa detalha que esse posicionamento prevê a atuação em negócios rentáveis e parcerias nas atividades de distribuição, respeitando as disposições contratuais vigentes.
Entre os direcionadores estratégicos estão a expansão na distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP), também chamado de gás de cozinha, a integração com outros negócios no Brasil e no exterior e a oferta de soluções de baixo carbono aos clientes.
A volta da Petrobras à distribuição de combustíveis, no momento com foco em Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), foi considerada negativa pelo analista da Ativa Investimentos Ilan Arbetman.
“Vemos a medida sob uma ótica negativa. Trata-se de um segmento com margens historicamente mais apertadas, o que tende a reduzir a eficiência da alocação de capital e pressionar o rendimento anualizado do caixa livre”, disse Arbetman em nota.
Arbetman explicou que ainda não está claro se a Petrobras (PETR3; PETR4) também considera retornar ao mercado de combustíveis líquidos, como gasolina e diesel.