

O Ibovespa futuro abriu esta terça-feira (12) em alta de 0,39%, aos 136.305 pontos. As atenções do mercado estão em indicadores de inflação e trégua comercial entre Estados Unidos e China.
Publicidade
O Ibovespa futuro abriu esta terça-feira (12) em alta de 0,39%, aos 136.305 pontos. As atenções do mercado estão em indicadores de inflação e trégua comercial entre Estados Unidos e China.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A prorrogação da trégua tarifária entre EUA e China por 90 dias, anunciada pelo governo americano e confirmada por Pequim, impulsionou as bolsas asiáticas, com o japonês Nikkei batendo recorde. Mas os índices futuros em NY oscilam perto da estabilidade e, na Europa, têm sinais difusos.
Os ganhos do minério de ferro (1,70%) podem neutralizar o impacto negativo dos mercados em Nova York e do petróleo (-0,40) sobre o Índice Bovespa hoje. As tensões comerciais entre EUA e Brasil também ficam na mira, após o cancelamento de reunião pelo Tesouro americano gerar críticas entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No câmbio, o dólar hoje avança frente a moedas principais, mas recua ante o real. Nesta manhã, a moeda americana abriu em leve queda de 0,04%, negociada a R$ 5,4397.
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na segunda-feira (11) na Truth Social que assinou o decreto que prorroga a suspensão tarifária sobre a China por mais 90 dias. “Todos os outros elementos do acordo permanecerão inalterados”, informou o republicano.
Segundo a Casa Branca, os EUA continuam a ter discussões com Pequim para abordar a falta de reciprocidade comercial no relacionamento econômico e as preocupações resultantes de segurança nacional.
“Através dessas discussões, a China continua a dar passos significativos em direção à correção de acordos comerciais não recíprocos e ao tratamento das preocupações dos EUA relacionadas a questões econômicas e de segurança nacional”, disse o comunicado, acrescentando que a suspensão tarifária continuará até 10 de novembro.
A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou julho com alta de 0,26%, ante uma elevação de 0,24% em junho, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou abaixo do piso das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, com teto de 0,39% e mediana de 0,35%.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
Publicidade
*Com informações de Thais Porsch, Silvana Rocha e Luciana Xavier, do Broadcast
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador