Veja a operação nas bolsas de NY hoje
(Foto: Adobe Stock)
As bolsas de Nova York fecharam em alta acima de 1%, após o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, admitir que a situação atual pode justificar ajustes na política monetária, uma sinalização de possível cortes de juros à frente. O Dow Jones, por sua vez, teve a maior alta entre os índices de ações.
O banqueiro central enfatizou os riscos ao lado do emprego do mandato duplo e disse que a situação pode levar à retomada de cortes de juros.
“Em termos dos objetivos do duplo mandato do Fed, o mercado de trabalho permanece próximo do máximo emprego, e a inflação, embora ainda um pouco elevada, diminuiu consideravelmente em relação aos picos pós-pandemia”, disse ele, no simpósio de Jackson Hole, nos Estados Unidos.
Os assuntos que nortearam o Dow Jones nesta sexta-feira (22)
Powell sinaliza corte de juros nos EUA
Discurso de Powell traz pistas sobre o rumo dos juros nos EUA. (Foto: Adobe Stock)
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, alertou para riscos negativos para o mercado de trabalho nos Estados Unidos, em discurso no seminário de Jackson Hole, nesta sexta-feira. De acordo com ele, o equilíbrio dos riscos parece estar mudando.
Powell destacou que a economia americana enfrenta novos desafios neste ano, mencionando como exemplos as novas políticas comercial e imigratória do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “A política de imigração mais rígida levou a uma desaceleração abrupta no crescimento da força de trabalho”, disse.
Segundo ele, a longo prazo, mudanças nas políticas fiscais, de gastos e regulatórias também podem ter implicações importantes para o crescimento econômico e a produtividade. “Há uma incerteza significativa sobre onde todas essas políticas eventualmente se estabelecerão e quais serão seus efeitos duradouros na economia”, avaliou.
O presidente do Fed avaliou ainda que mudanças nas políticas comerciais e de imigração estão afetando tanto a demanda quanto a oferta. “Nesse ambiente, distinguir desenvolvimentos cíclicos de desenvolvimentos de tendência, ou estruturais, é difícil”, avaliou.
Na sua visão, essa distinção é “crítica”. Isso porque a política monetária pode trabalhar para estabilizar flutuações cíclicas, mas pode “fazer pouco” para alterar mudanças estruturais, explicou Powell.
Dólar fecha em queda ante rivais após Powell
O dólar hoje e os juros dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) fecharam em queda em Nova York, após a divulgação do texto do discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, em Jackson Hole.
O índice DXY, que mede o dólar ante rivais, encerrou em baixa de 0,92%, a 97,716 pontos. Na semana, houve queda de 0,14%.
Publicidade
Os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) fecharam em baixa nesta sexta-feira, depois de subirem na sessão anterior.
Ao final do pregão, o Dow Jones subiu 1,89%, o S&P 500 avançou 1,52% e o Nasdaq ganhou 1,88%.