

O Ibovespa futuro abriu esta terça-feira (2) em queda de 0,79%, aos 142.500 pontos. As atenções do mercado estão no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no segundo trimestre.
Publicidade
O Ibovespa futuro abriu esta terça-feira (2) em queda de 0,79%, aos 142.500 pontos. As atenções do mercado estão no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no segundo trimestre.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Os índices futuros de Nova York apontam para um pregão negativo após o feriado do Dia do Trabalho, diante de uma agenda esvaziada. Na Europa, as bolsas recuam depois de o índice de preços ao consumidor (CPI) da zona do euro avançar para 2,1% em agosto, acima dos 2% registrados em julho e ligeiramente acima da projeção do mercado — que coincide com a meta oficial do Banco Central Europeu (BCE).
A desvalorização dos mercados internacionais podem trazer cautela ao principal índice da B3, mas o avanço das commodities hoje tende a dar um respiro, com o petróleo subindo 1,75%, e o minério de ferro em leve alta de 0,06% na China.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No câmbio, dólar hoje opera em alta ante outras moedas de economias desenvolvidas, enquanto ante o real se valoriza 0,74%, a R$ 5,4802 na venda.
O PIB do segundo trimestre mostrou crescimento de 0,4% ante o primeiro trimestre deste ano e de 2,2% ante o mesmo período de 2024. O resultado veio próximo das expectativas do Projeções Broadcast, que esperavam alta de 0,3% na comparação com o primeiro trimestre.
Economistas consultados pelo Projeções Broadcast previam que a dissipação dos efeitos positivos da safra agropecuária poderia levar a um crescimento mais modesto do PIB no segundo trimestre, em comparação com os primeiros três meses do ano. A resiliência do setor de serviços, o crescimento do consumo das famílias e o bom momento da indústria extrativa, contudo, teria mantido a economia em expansão no período.
A economista para Brasil do BNP Paribas, Laiz Carvalho, que projetava alta de 0,3% para o PIB do segundo trimestre, ressalta que a leitura é marcada pelo efeito payback (que determina em quanto tempo um investimento irá gerar retorno financeiro) da agropecuária, que registrou crescimento de 12,2% nos primeiros três meses do ano. “A produção de soja fica mais concentrada no primeiro trimestre, é natural termos a devolução do crescimento agora”, detalha.
O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete réus por tentativa de golpe de Estado após a eleição presidencial de 2022, incluindo pela primeira vez um ex-presidente e generais de alta patente. Bolsonaro é acusado de cinco crimes, cujas penas somadas podem resultar em até 43 anos de prisão.
No contexto do julgamento, o governo Trump estaria preparando sanções contra o Banco do Brasil (BBAS3), segundo a CNN Brasil.
Publicidade
Em 21 de agosto, o banco estatal ofereceu ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, afetado pela Lei Magnitsky, um cartão da bandeira Elo após o magistrado ter um cartão americano cancelado.
“O governo brasileiro está retaliando, vai aplicar a lei da reciprocidade e já notificou a Organização Mundial de Comércio. Então estamos aí em um momento muito quente politico”, diz Alison Correia, analista de investimentos e co-fundador da Dom Investimentos.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações de Luciana Xavier e Silvana Rocha, do Broadcast
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador