Em post no X, antigo Twitter, Darren Beattie lembrou o dia da independência do Brasil e reforçou seu suposto compromisso em apoiar o brasileiro. “Para o ministro Alexandre de Moraes e os indivíduos cujos abusos de autoridade têm minado essas liberdades fundamentais, continuaremos a tomar as medidas adequadas”, pontuou.
Em 30 de julho, Moraes foi adicionado à Lista de Cidadãos Especialmente Designados e Pessoas Bloqueadas (SDN list), criada como parte da Lei Global Magnitsky de Responsabilidade de Direitos Humanos. A Lei Magnitsky é um dispositivo da legislação americana que permite que os EUA imponham sanções econômicas a acusados de corrupção ou graves violações de direitos humanos.
A declaração ocorre após manifestações em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no 7 de setembro. Já o governo brasileiro reitera a necessidade de respeito à soberania do Brasil e que a justiça no país é autônoma, por isso, o executivo não vai interferir politicamente nas decisões do judiciário. Veja o julgamento de Bolsonaro ao vivo no vídeo a seguir.
Lula lidera disputa eleitoral de 2026, fator que impacta o dólar hoje
Além disso, a pesquisa de intenção de votos divulgada na noite desta segunda-feira pela CNT/MDA mostra que o presidente Lula derrotaria seus oponentes em seis cenários testados para o 2° turno das eleições presidenciais de 2026. O nome do petista foi testado contra Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ciro Gomes (PDT), Ronaldo Caiado (União Brasil), Ratinho Jr. (PSD) e Romeu Zema (Novo).
A maior vantagem do petista é contra Jair Bolsonaro. A menor é contra Ciro Gomes. É a primeira vez que Lula aparece na dianteira à frente de Bolsonaro nesta pesquisa. Na de junho, o petista tinha 41%, contra 44% de Bolsonaro.
Eis os cenários:
Lula x Jair Bolsonaro
-Lula: 45,7%;
-Jair Bolsonaro: 37,7%;
-Branco/nulo: 14,5%;
-Indeciso: 2,1%.
Lula x Tarcísio de Freitas
-Lula: 43,9%;
-Tarcísio de Freitas: 37,6%;
-Branco/nulo: 14,8%;
-Indeciso: 3,7%.
Lula x Ciro Gomes
-Lula: 39,4%;
-Ciro Gomes: 36,0%;
-Branco/nulo: 20,0%
-Indeciso: 4,6%.
Lula x Ratinho Jr.
-Lula: 43,4%;
-Ratinho Jr.: 36,7%;
-Branco/nulo: 16,1%;
-Indeciso: 3,8%
Lula x Romeu Zema
-Lula: 45,0%;
-Romeu Zema: 30,7%;
-Branco/nulo: 19,2%;
-Indeciso: 5,1%.
Lula x Ronaldo Caiado
-Lula: 44,8%;
-Ronaldo Caiado: 30,4%;
-Branco/nulo: 20,2%;
-Indeciso: 4,6%.
Os resultados fazem parte da 165ª rodada da pesquisa de opinião divulgada pela Confederação Nacional do Transporte, em parceria com o Instituto MDA.
Foram feitas 2.002 entrevistas entre 3 a 6 de setembro, de forma presencial, em 140 municípios de todas as 27 unidades federativas. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Agenda econômica segue vazia e traz poucos gatilhos para o dólar hoje
Mesmo que sejam somente ameaças, o julgamento e seus desdobramentos ganham destaque em um dia de agenda esvaziada, com o mercado aguardando dados da inflação brasileira e americana que devem sair, respectivamente, na quarta-feira (10) e quinta-feira (11).
Os investidores também acompanham a revisão anual do payroll. O total de empregos criados nos EUA no ano até março de 2025 foi revisado para baixo em 911 mil, segundo revisão preliminar anual do payroll, como é conhecido o principal relatório sobre o mercado de trabalho americano, divulgada pelo Departamento do Trabalho do país nesta terça-feira.
O número ficou abaixo da previsão de analistas do Commerzbank e do ING, de corte de 700 mil vagas em ambos os casos. Na semana passada, o relatório de agosto veio bem abaixo do esperado. O dado elevou as apostas de cortes de juros no país até o final de 2025, mas também gerou preocupações sobre a desaceleração econômica.
Ontem o dólar fechou em queda de leve alta de 0,09%, a R$ 5,4173. Em mais um dia de agenda esvaziada com o mercado à espera dos dados da semana. Para mais informações sobre o dólar hoje, clique aqui.